Reação Química: Temperatura e Concentração de Reagentes

Nesta matéria vamos estudar sobre a cinética química. Este importante ramo da química é o responsável pelo estudo da velocidade em que uma reação química ocorre. Essas velocidades podem ser obtidas de diferentes maneiras baseadas na quantidade e nos tipos de reagentes e produtos da reação.

No entanto, o nosso foco hoje não será determinar a velocidade de uma reação química, mas sim definir e explicar quais os fatores que influenciam na velocidade desta reação. A utilização destes fatores é muito importante pois através deles podemos modificar a velocidade de uma reação, para que esta ocorra no tempo em que desejamos. Sendo assim, vamos apresentar a seguir dois dos fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação química, explicando o seu efeito sobre a reação.

Temperatura

A temperatura, como já estudamos, mede o grau de agitação das moléculas de um corpo. Deste modo, a medida que aumentamos a temperatura de uma reação química, a sua velocidade tende a aumentar. O mesmo ocorre para quando diminuímos a temperatura, o que promove uma redução da velocidade da reação ocorrida. Isso acontece pois com o aumento da temperatura a agitação das moléculas é maior, o que leva os reagentes a possuírem um maior contato durante a reação química. Veja no fluxograma a seguir o que mencionamos nesta explicação:

Se pararmos para pensar um pouco, perceberemos que isso é normal em nosso dia a dia. Quando colocamos um alimento na geladeira, por exemplo, a redução da temperatura faz com que este alimento seja conservado por mais tempo. Do mesmo modo, a medida que esquentamos este mesmo alimento, a sua durabilidade é severamente reduzida. Sendo assim, percebemos até mesmo em situações de nosso cotidiano como a velocidade pode influenciar em uma reação química.

Devemos destacar ainda que esta é uma regra que vale para quase todos os casos. Entretanto, existem aqueles em que a temperatura não afeta a reação química, porém são apenas algumas exceções. O que ocorre de maneira geral é a sensibilidade maior ou menor a temperatura, ou seja, algumas reações sofrerão maior influência da temperatura enquanto outras sentirão menos os efeitos desta variação.

Concentração dos reagentes

Outro fator que influencia diretamente a velocidade de uma reação química é a concentração de um ou de quantos reagentes existirem em uma reação química. Deste modo, o aumento da concentração dos reagentes leva ao aumento da velocidade da reação, uma vez que ao aumentarmos a concentração de um reagente, aumentamos a quantidade de colisões efetivas entre as moléculas da reação, o que levará a uma maior velocidade de reação. De modo análogo, ao reduzirmos a concentração de um reagente em uma solução, ocorrerá um menor número de colisões e consequentemente a velocidade da reação será reduzida.

Um exemplo comum para observarmos a concentração dos reagentes são os produtos de limpeza. Para a limpeza pesada, onde precisamos retirar uma grande quantidade de material, optamos por utilizarmos produtos “fortes”. Esses são justamente produtos mais concentrados, possuindo uma maior quantidade de reagentes que irão acelerar a reação e facilitar o processo de limpeza!

Assim, apresentamos a influência de dois fatores muito importantes para a velocidade de uma reação química. Em breve, vamos apresentar outras variáveis, também importantes para a determinação da velocidade de uma reação química. Portanto, aguarde!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *