Questões de Matemática das Provas do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar estatisticamente a distribuição das questões de matemática das provas do Enem de 2017, 2018 e 2019. Para isso, assim como fizemos para as questões de física e química, vamos classificar os assuntos abordados nas provas em subgrupos maiores e, em seguida, distribuiremos as questões de cada ano, de acordo com os seus subgrupos.

Quais questões estão em cada subgrupo?

Como fizemos com as matérias anteriores, dividimos os assuntos das provas de matemática do Enem em subgrupos. Para as provas de matemática, foram adotados cinco diferentes subgrupos, que são: numérico, geometria, probabilidade e estatística, álgebra e matemática financeira. A seguir, vamos explicar quais assuntos pertencem a cada um dos subgrupos

O subgrupo dos numéricos envolve as questões que se relacionam com operações envolvendo conjuntos numéricos (como os números reais e imaginários, por exemplo), mas também envolve questões de fatoração, razões e proporções, além de sequências e progressões aritméticas e geométricas.

Já o subgrupo da geometria engloba todas as questões relacionadas às formas geométricas, como a caracterização, área de figuras e volumes de sólidos geométricos, ou ainda ângulos e relações de trigonometria, além das relações métricas e semelhanças de triângulo. Outro assunto importante localizado neste subgrupo são as retas e as relações envolvendo essas retas.

Por sua vez, as questões do subgrupo de estatística e probabilidade são aquelas relacionadas à representação e análise de dados, ou ainda medidas de tendência central, como médias, moda e variância. Já na parte referente a probabilidade, estão inseridas as questões que se relacionam com as probabilidades, principalmente os arranjos e as combinações.

Já o grupo da álgebra engloba as questões relacionadas as funções numéricas, como os gráficos de funções e os diversos tipos de função, como as funções de primeiro e segundo grau, lineares e exponenciais. Por fim, o subgrupo da matemática financeira contém as questões que se relacionam com os juros, seja ele simples ou composto.

Definido isso, observe agora a distribuição das questões de matemática para a prova do Enem de 2017:

Observa-se, para o ano de 2017, um domínio das questões de geometria na prova de matemática do Enem. Ao acompanhar as provas anteriores, você já deve ter percebido isso, uma vez que as questões envolvendo geometria são muito cobradas, especialmente pela facilidade de se relacionar com outros assuntos. Assim, é normal encontrarmos questões que poderiam ser enquadrados em dois grupos, como geometria e numéricos, o que explica a dominância das questões deste subgrupo. Veja agora a distribuição das questões de matemática para o ano de 2018:

Novamente ocorre um domínio das questões relacionadas à geometria. Além disso, observando os dois anos abordados até agora, a distribuição dos grupos de questões é praticamente a mesma, o que indica que houve pouca variação entre os anos de 2017 e 2018. Veja a seguir a distribuição para o ano de 2019:

Na prova de 2019, foi observada uma leve diminuição das questões de geometria. No entanto, o comportamento das questões seguiu basicamente o mesmo padrão de distribuição. Assim, ao avaliarmos a distribuição das questões dos últimos 3 anos, você verá que a distribuição é muito próxima das mostradas para cada ano.

Assim, percebemos que não houveram grandes variações nos conteúdos cobrados nas últimas três provas de matemática do Enem. Isso indica que a preparação para esta prova pode ser muito bem realizada através das questões anteriores, resolvendo as últimas provas passadas. Além disso, você pode aproveitar e treinar o tempo de cada questão, aumentando assim a chance de êxito no seu exame.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!