Qual Está Correto: “Fui eu que fiz o texto” ou “Fui eu quem fiz o texto”?

Essas construções sempre criam confusão na cabeça de muitos alunos, mas não causou problemas para os Paralamas do Sucesso:

(…)Vai ver que a confusão
Fui eu que fiz, fui eu
Há algo errado no paraíso
É muito mais que contradição
Sou eu caindo num precipício
Você passando num avião (…)

https://www.letras.mus.br/os-paralamas-do-sucesso/88280/

Nem a Paula Fernandes,

(…) Ei, escuta, para de agir feito criança
Escuta, sinto em te dizer, mas foi você quem procurou
Quem partiu um coração, não fui eu (…)

https://www.vagalume.com.br/paula-fernandes/nao-fui-eu.html

Ambas as composições estão corretas gramaticalmente. Vamos observar como os autores empregaram os verbos nos versos destacados: no verso ‘fui eu que fiz’, no primeiro texto, temos o pronome que funcionando como sujeito do verbo fazer. Acontece que esse pronome não tem ‘identidade própria’, ele é ‘camaleônico’ e ‘mimetiza’ o termo anterior. Biologia à parte, significa que o pronome que assume, na oração adjetiva, o significado do termo antecedente, que está na oração principal. Dessa forma, o verbo concordará em pessoa e número com esse antecedente, que na segunda oração está representado pelo que.

Já o pronome relativo quem determina a conjugação do verbo na 3ª pessoa do singular: fui eu quem fez este texto; foste tu quem fez este texto; fomos nós quem fez este texto…

E na música da Paula Fernandes, “Quem partiu um coração, não fui eu”. O pronome quem, diferentemente do que, tem ‘identidade própria’: é sempre 3ª pessoa do singular. Dessa forma, levará o verbo do qual é sujeito a ser conjugado nessa pessoa, se estiver numa construção na ordem em que aparece na canção ou se as orações estiverem invertidas: não fui eu / Quem partiu um coração.

Voltando ao título do artigo de hoje, a forma “Fui eu quem fiz o texto” não tem respaldo na norma culta, embora apareça com frequência nas situações informais e, inclusive, em algumas obras literárias.

Portanto, para encerrar: fui eu quem fez este texto ou, se preferirem, fui eu que fiz este texto.

Até a próxima semana!

 


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *