Provas do Enem 2017 PPL Serão Aplicadas em 12 e 13 de Dezembro

No início desta semana o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o Edital com todas as regras e datas do Enem 2017 PPL – Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade. Conforme define o documento, as provas desta segunda aplicação ocorrerão entre os dias 12 e 13 de dezembro.

Assim como a versão tradicional do exame, que será realizada em 5 e 12 de novembro para candidatos de todo o Brasil, a edição PPL teve a distribuição de provas rearranjada, de forma que a redação será aplicada no primeiro dia, conforme a divisão abaixo.

  • 12 de dezembro (terça-feira): 45 questões de Ciências Humanas + 45 de Linguagens e Códigos + Redação, em 5h30min de duração;
  • 13 de dezembro (quarta-feira): 45 itens de Matemática + 45 de Ciências da Natureza, com tempo total de resolução de 4h30min.

Vale lembrar que, historicamente, o Enem PPL é realizado em dias de semana. Isso ocorre porque as provas são aplicadas diretamente nas instituições / presídios com candidatos inscritos, de forma que no meio da semana esses locais têm menos movimento por não haver visitas, facilitando o trabalho dos aplicadores e fiscais.

Conforme as normas do exame, os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para realização das provas devem assinar termo de adesão até 13 de outubro.

Posteriormente, definidas as unidades prisionais ou socioeducativas participantes, cada uma delas deverá indicar um responsável pedagógico por todos os processos envolvidas. Será este profissional que fará a inscrição e acompanhamento dos candidatos, determinará a sala de provas de cada um deles e providenciará a exclusão daqueles que tiverem liberdade decretada, dentre outras funções.

É importante esclarecer ainda que os candidatos do Enem 2017 PPL maiores de 18 anos poderão aproveitar o desempenho na avaliação para participação em processos seletivos de programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade Para Todos (Prouni). A inscrição nestes programas também será conduzida pelo responsável pedagógico.

O exame também não será mais usado para cerficação do ensino médio, que a partir de agora é função do Encceja PPL.

Acesse o Edital aqui.

Inscrições do Enem 2017 PPL

O prazo de inscrições desta edição do exame nacional estará aberto entre 9 e 20 de outubro, sendo que os responsáveis pedagógicos deverão cadastrar os candidatos no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep – pelo endereço eletrônico sistemasespeciais.inep.gov.br.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *