Provas do Enem 2016 PPL Ocorrem em 6 e 7 de Dezembro

Em matéria publicada recentemente em seu Portal, abordando a logística do exame nacional (saiba mais), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou que as provas do Enem 2016 PPL – Pessoas Privadas de Liberdade – serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro.

Também conhecido simplesmente como “Segunda Aplicação”, pois ocorre sempre após as provas tradicionais do exame, o Enem PPL é dedicado exclusivamente a carcerários e jovens que cumprem medidas socioeducativas em instituições como a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (FUNDAÇÃO CASA) e a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM).

Esta edição especial do exame traz o mesmo modelo de prova da tradicional: 180 questões e uma redação distribuídas em dois dias. No primeiro, os candidatos resolvem 45 itens de Ciências Humanas e mais 45 de Ciências da Natureza, em 4h30min. Já no segundo, são 45 exercícios de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a Redação, e 5h30min.

O Enem PPL é realizado desde 2010, uma ano após a grande reformulação no formato de prova do exame, que passou a ser usado por diversos programas do governo federal de acesso ao ensino superior, como o Sisu e Prouni. Vale ressaltar que, mesmo privados de liberdade, esses candidatos poderão concorrer a tais benefícios da mesma forma que aqueles que prestaram a versão que acontecerá em 5 e 6 de novembro.

Importante esclarecer ainda que, da mesma maneira que ocorreu nos anos anteriores, a aplicação para privados de liberdade do exame nacional cairá em dias de semana, terça (06) e quarta-feira (07). Isso ocorre porque nos finais de semana, em que normalmente concursos e vestibulares são aplicados, há horários para visitas e maior movimento nos presídios e instituições socioeducativas, fatores que podem complicar sua realização.

Assim como na prova tradicional, a data de divulgação dos resultados do Enem PPL ainda não foi definida. A expectativa é para janeiro de 2017, antes da abertura das inscrições do Sisu, Prouni e Fies.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *