Provas do Enem 2015 Ocorrerão em 24 e 25 de Outubro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente as datas das provas do Enem 2015, na tarde desta quinta-feira, 14 de maio. A edição deste ano do exame ocorrerá no final de semana dos dias 24 e 25 de outubro. Na entrevista coletiva, concedida em Brasília, o ministro da pasta também confirmou que o prazo de inscrições vai de 25 de maio a 5 de junho.

Neste ano será mantido o mesmo formato de prova adotado desde 2009, com uma redação mais 180 questões distribuídas nas seguintes áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

O tempo de aplicação também será o mesmo. No primeiro dia (sábado), os candidatos terão 4 horas e meia para resolver 90 questões. Já no segundo dia (domingo), serão 5 horas e meia para solução de 90 questões e também para escrita da redação.

Em ambos os dias os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), porém a novidade aqui fica por conta do horário de início das provas, que não será mais imediatamente após o fechamento dos portões, e sim 30 minutos mais tarde, portanto às 13h30.

Candidatos sabatistas dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima farão o exame do sábado a partir das 19h do horário local. Concorrentes sabatistas de todos os outros estados também começarão as 19h, mas do horário de Brasília.

Outra mudança importante anunciada pelo governo diz respeito aos faltosos, aqueles que confirmam participação no Enem e não comparecem no dia da prova. Conforme dados do MEC, cerca de 30% das impressões são desperdiçadas por conta destes casos. Para combater o prejuízo causado pela abstenção, estudantes que foram liberados do pagamento da taxa que faltarem no exame vão perder o direito à isenção no ano seguinte.

Por fim, os representantes esclareceram que medidas de segurança na logística e aplicação, incluindo o detector de metais, continuarão sendo praticadas.