Prouni 2018 Abre Inscrições e Oferece Bolsas a Partir de Terça-feira

A partir da próxima terça-feira (06), o Prouni 2018 – Programa Universidade Para Todos – abre inscrições para oferecer mais de 200 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior espalhadas por todo o Brasil, entre universidades, faculdades e centros universitários (veja a diferença entre eles).

Ao todo serão 113.863 bolsas integrais, pelas quais o candidato não paga mensalidade, para aqueles que possuem renda familiar per capta de no máximo 1,5 salário mínimo. Outras 129.124 bolsas são parciais, cobrindo metade das mensalidades do curso, para estudantes pertencentes a famílias com renda de até 3 salários por pessoa. A consulta a todas as bolsas disponíveis por município de oferta, instituição ou curso pode ser feita seguindo estes passos.

Para participar os candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e obtido nota média de 450 pontos nas provas, além de pontuação superior a zero na avaliação textual, a redação. Também é exigido que o aluno não possua diploma de educação superior e tenha cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou instituição privada, desde que na condição de bolsista integral.

A exceção aos critérios de renda para participação no programa é concedida a pessoas com deficiência e a professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

As inscrições no processo seletivo serão gratuitas e realizadas pela internet, no site da seleção (siteprouni.mec.gov.br), até às 23h59min de 9 de fevereiro. Nesse período os concorrentes poderão se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Será possível alterar as escolhas até o final do prazo.

Para mais informações sobre o Cronograma do Prouni 2018, assista o vídeo abaixo.

Candidatos no Sisu Também Podem Participar do Prouni

O estudante que se inscreveu no Sisu 2018, incluindo aquele que foi aprovado na lista da chamada regular (veja), pode se inscrever no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Vale ressaltar, no entanto, que é vedado ao estudante usar a bolsa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for beneficiado por ambos os programas, deve optar por um deles.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *