Proposta de Redação Será Mantida na Prova do Enem 2017

Quando se anunciou que haveria mudanças no Enem a partir deste ano, surgiram rumores e especulações indicando que a Redação poderia ser extinta do exame (veja). No entanto, com a liberação da consulta pública sobre alterações na prova no dia de ontem, o ministro da educação acabou com a tensão e confirmou que a redação será mantida na edição de 2017:

(…) Então, algumas situações como essa ensejaram, possivelmente, que a redação poderia ser extinta do exame do Enem. Isso eu quero colocar com todas as letras: é mentira.

A expectativa era que a retirada da redação fizesse parte das pautas discutidas pela consulta pública, também lançada nesta quarta-feira (18). Como não consta na discussão e após a declaração do ministro, não resta dúvidas que teremos a avaliação textual no Enem 2017.

O que não se sabe ainda é se o exame terá apenas um dia de aplicação, com menos de 100 questões e a própria redação, ou continuará sendo realizado em dois dias. Isso será definido somente no Edital, que deve sair após o encerramento do prazo para participação na consulta, que termina em 10 de fevereiro.

O que temos de certo é que a prova de redação continua tendo peso enorme no desempenho final do Enem e que deve continuar trazendo proposta/tema que abrange uma problemática nacional e que exige solução com base no respeito aos Direitos Humanos.

Além disso, deve manter o critério de avaliação com base nas cinco competências e também a atribuição de notas numa escala de 0 a 1.000 pontos, como tem ocorrido nas últimas edições.

Agora que você já sabe que terá que enfrentar a “temida” redação no Enem, não perca tempo e comece agora mesmo sua preparação. Aproveite que as inscrições para a a primeira turma de 2017 do Curso Online de Redação do infoEnem estão abertas e clique aqui para participar (vagas limitadas!).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *