Projeto Prevê Bônus no Enem Para Alunos Com Boas Notas

Um dos projetos submetidos no Program Jovem Senador, concurso que seleciona redações de estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais para vivenciarem a rotina dos senadores, propõe a atribuição de bônus da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes com bom rendimento escolar.

De acordo o texto dos idealizadores, alunos de escolas públicas que tiveram desempenho igual ou superior a 70% nos três anos da etapa do ensino médio receberiam acréscimo de 15% nas notas do Enem.

O senador Cristovam Buarque, relator do projeto, apoia a proposta e considera que é um meio de tornar menos desigual o acesso ao ensino superior público brasileiro:

A nova sistemática faz justiça aos estudantes que mais se dedicam aos estudos, além de reduzir o peso exclusivo da nota de um exame único de seleção.

Vale esclarecer que, inicialmente, a sugestão dos jovens era que o desempenho escolar fosse utilizado como uma forma independente e alternativa de ingresso nas instituições, dividindo parte das vagas ocupadas com os vestibulares e o Enem/Sisu, sendo responsável pelo preenchimento de 15% das carteiras das universidades federais.

Contudo, Buarque ressaltou que essa regra poderia gerar uma adaptação negativa de algumas unidades de ensino, uma vez que estimularia as escolas a “forjarem” boas notas para seus estudantes só para terem vantagem no momento da disputa de postos nas universidades.

Neste momento a proposta tramita e aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

As informações foram retiradas desta matéria do site G1.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *