Processo Seletivo UFPA 2018 (PS 2018) Abre Inscrições Amanhã

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abrirá, nesta terça-feira (03), o período de inscrições para seu Processo Seletivo 2018 (PS 2018). Confira a seguir as principais informações e mudanças desta edição.

Assim como nos últimos anos, o PS 2018 fará a classificação dos candidatos com base no desempenho da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, no caso o Enem 2017. Desta forma, a inscrição e participação nos dois dias de provas da avaliação (5 e 12 de novembro) é obrigatória para ingressar na instituição.

As inscrições permanecerão abertas até a data limite de 30 de outubro, sendo realizadas por meio de ficha eletrônica disponível no site do Ceps – Centro de Processos Seletivos. Os participantes deverão informar o CPF, número de celular e/ou telefone fixo, além de um endereço de e-mail válido. A taxa de inscrição tem valor de 50 reais.

Durante o cadastro os candidatos deverão indicar a modalidade de disputa, entre ampla concorrência e cotas sociais/raciais. Vale informar que, no caso de participantes indígenas e quilombolas, há um Processo Seletivo Especial (PSE), cujas regras gerais e inscrições também estão disponíveis no portal da Ceps.

Neste processo seletivo a federal paraense também manterá sua Política de Ações afirmativas, que concede 10% de bônus sobre a nota do Enem para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com informações oficiais da própria instituição, o PS 2018 ocupará 5.903 vagas, o que represente 80% da oferta total para o ano que vem. As outras 1.450 (20%) carteiras serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve ocorrer em janeiro e também usará as notas do Enem como único critério de aprovação.

Novidades do Processo Seletivo 2018 da UFPA

Conforme anunciamos no início da matéria, este PS traz algumas novidades. A primeira delas já foi mencionada, que o aumento da taxa de inscrição de R$ 35 para R$ 50. A UFPA também criou um novo curso, Bacharelado em Desenvolvimento Rural, com 45 vagas.

Outra mudança significativa diz respeito a reserva de vagas para pessoas com deficiência, que antes eram disponibilizadas por meio de um sistema de cotas próprio, chamado PCD. De agora em diante todas os postos destinados a este tipo de público serão incluídos no sistema geral de cotas.

As outras duas novas opções neste vestibular são a Mobilidade Acadêmica Afirmativa (MOBAF) e do Sistema de Oferta de Vagas (SOV).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Jacilena Monteiro

Por que não consigo me inscrever na UFPA?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *