Prazo Para Renovação de Contratos do Fies Termina Nesta Sexta-feira

Alunos com contratos ativos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano, têm até esta sexta-feira (30) para providenciar a renovação do benefício e garantir sua continuidade no primeiro semestre de 2017.

De acordo com divulgação do Ministério da Educação (MEC), na última quarta-feira, ou seja restado apenas dois dias para o fim do prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 45 mil estudantes ainda não tinham realizado o aditamento. Ainda de acordo com o MEC, No total, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre. Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O processo é feito em duas etapas. A primeira consiste no pedido formalizado de aditamento feito pela instituição de ensino superior (IES) de oferta do curso. Posteriormente, o próprio estudante deve acessar o sistema do programa (SisFies) e conferir as informações inseridas pela IES para concluir o procedimento.

Nas ocasiões em que o contrato tiver alguma de suas cláusulas alteradas, como por exemplo a mudança de fiador, a renovação é considerada não simplificada. Estes casos exigem ainda uma terceira fase: a entrega da documentação comprobatória ao agente financeiro (banco) para finalizar a renovação.

Com relação a reclamações de beneficiados pelo Fies que encontraram dificuldades para recebimento de documentos pelos bancos, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, afirmou que já foi solucionado:

Quem procurou os agentes financeiros e não conseguiu fazer o aditamento na semana passada pode se dirigir novamente às instituições financeiras porque os gargalos já foram todos solucionados.

Inicialmente previsto para ser encerrado em 15 de outubro, o prazo para renovação de contratos do Fies foi adiado por duas vezes, a primeira para 12 de dezembro e esta última prorrogação para o dia 30 do mesmo mês.

Fonte: MEC

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *