Posso Pagar a Taxa de Inscrição do Enem 2017 Após o Vencimento?

Após o vencimento do boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU) – referente a taxa de inscrição do Enem 2017, na última quarta-feira (24 de maio), muitos candidatos não isentos deixaram de fazer o pagamento e ficaram em dúvida se é possível realizá-lo após a validade.

Para quem perdeu o prazo, infelizmente informamos que o Ministério da Educação (MEC) não abrirá exceções e não aceitará pagamentos após o vencimento. Inclusive, quem quitar a GRU vencida poderá ter dificuldades para reaver seu dinheiro.

Além da perda da data de pagamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que as inscrições cujo pagamento não tiver sido feito no valor exato de R$ 82 ou a partir de GRU gerada fora no Sistema de Inscrição, mesmo que dentro do prazo, não serão confirmadas.

Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição, seja por meio do Decreto 6.135/2007 (inscrição no Programa CadÚnico do Governo Federal) ou pela Lei 12.799/2013 (isenção em processos seletivos de instituições federais de ensino superior), teve seu pedido negado e não pagou a taxa, ainda terá uma oportunidade: nesse caso o candidato poderá entrar em contato com o MEC/Inep e encaminhar documentos comprobatórios para análise da situação.

O telefone de contato é 0800 616161 – ligação gratuita que deve ser realizada de uma linha fixa – e o prazo para isso encerra em 25 de junho. Para compreender porque teve sua solicitação de gratuidade do Enem rejeitada, recomendamos a leitura deste artigo.

Candidatos que Pagaram a Inscrição Devem Aguardar Atualização do Sistema

Conforme esclarecemos nesta matéria, os candidatos que pagaram a taxa de inscrição do Enem 2017 até a data de vencimento devem aguardar o prazo de até 3 dias úteis, portanto até 30 de maio, para terem a inscrição confirmada na Página do Participante. Este é o período que as instituições bancárias pedem para confirmarem os pagamentos e repassarem a informação ao Inep, que então providenciará a atualização do status da inscrição no sistema.