Posso Pagar a Taxa de Inscrição do Enem 2017 Após o Vencimento?

Após o vencimento do boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU) – referente a taxa de inscrição do Enem 2017, na última quarta-feira (24 de maio), muitos candidatos não isentos deixaram de fazer o pagamento e ficaram em dúvida se é possível realizá-lo após a validade.

Para quem perdeu o prazo, infelizmente informamos que o Ministério da Educação (MEC) não abrirá exceções e não aceitará pagamentos após o vencimento. Inclusive, quem quitar a GRU vencida poderá ter dificuldades para reaver seu dinheiro.

Além da perda da data de pagamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que as inscrições cujo pagamento não tiver sido feito no valor exato de R$ 82 ou a partir de GRU gerada fora no Sistema de Inscrição, mesmo que dentro do prazo, não serão confirmadas.

Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição, seja por meio do Decreto 6.135/2007 (inscrição no Programa CadÚnico do Governo Federal) ou pela Lei 12.799/2013 (isenção em processos seletivos de instituições federais de ensino superior), teve seu pedido negado e não pagou a taxa, ainda terá uma oportunidade: nesse caso o candidato poderá entrar em contato com o MEC/Inep e encaminhar documentos comprobatórios para análise da situação.

O telefone de contato é 0800 616161 – ligação gratuita que deve ser realizada de uma linha fixa – e o prazo para isso encerra em 25 de junho. Para compreender porque teve sua solicitação de gratuidade do Enem rejeitada, recomendamos a leitura deste artigo.

Candidatos que Pagaram a Inscrição Devem Aguardar Atualização do Sistema

Conforme esclarecemos nesta matéria, os candidatos que pagaram a taxa de inscrição do Enem 2017 até a data de vencimento devem aguardar o prazo de até 3 dias úteis, portanto até 30 de maio, para terem a inscrição confirmada na Página do Participante. Este é o período que as instituições bancárias pedem para confirmarem os pagamentos e repassarem a informação ao Inep, que então providenciará a atualização do status da inscrição no sistema.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




49 Comentários

Lis Regina Caminha

Fizemos o pagamento é mesmo assim , para nossa surpresa não aparece o local de prova da minha filha .entramos em contato no 0800 e disseram que é problema sistêmico e pede pra abrir solicitação no site, vamos ver…..

Responder

Elisangela Souza Lobato

Por favor preciso tanto fazer esse exame,esqueci o dia que era para pagar.
Caso mude de idéia meu número 91991679925

Responder

Mônica Beatriz

É um absurdo essa situação! Tinha que ter vencimento com prazo de pelo menos um mês, e com possibilidade de pagar após com multa. Qual a dificuldade que existe nisso? Eles tem muito tempo pra organizar tudo até o dia dos exames. Mas quem precisa sofrer são os estudantes que já passaram por muitas dificuldades até essa etapa. Essa situação tem que ser revista.

Responder

Jacques

Boa noite!
Tão insatisfeito quanto a grande maioria aqui, procurei um canal para reclamar e o fiz em:

http://portal.mec.gov.br
Serviços
Contato
Gabinete do Ministro

E daí em diante fui seguindo as opções, dá um pouco de trabalho (como todo site do governo federal) mas vale a pena deixar nossa queixa e solicitação.
Convido à todos para se queixar quanto à esta atitude reprovável de não nos permitir pagar o boleto com atraso, já que as provas serão em novembro/2018.

Responder

Madalena

>Olá! Entrei em contato com 0 0800 e não resolveu nada. Porém me passaram um site da ouvidoria que você pode expor seu problema https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx para que você possa fazer uma manifestação
Solicitei neste site a possibilidade de prorrogação na data de vencimento do boleto, pois tive dificuldades de ir ao Centro da Cidade, ao banco, devido a greve dos caminhoneiros que afetou o transporte coletivo da cidade. Na manifestação expus este argumento, pois passei por esta situação e não consegui pagar o boleto em tempo hábil. Hoje tentei pagar mas não consegui devido a data estar vencida.

Responder

João

> Conseguiu resposta?

Responder

Marcelo Geovane Silva Sá

> você conseguiu algum retorno já?

Responder

Fernanda santos

> você teve algum retorno? Tbm estou na mesma situação devido à greve. 🙁

Responder

pilar

> alguem conseguiu a prorrogação do prazo para pagto? como? estou desesperada….
pelo 0800 tentei de tudo e não consegui. fui aos bancos, tentei pagar no caixa do Banco do Brasil e não aceitaram. por enquanto as respostas que tenho é que uma vez tendo perdido o prazo de pagto meu filho não poderá realizar a prova? 🙁 🙁

Responder

Rosa Miari

> Gente , estou na mesma situação que vocês, lastimável, mas não adianta colocar a culpa do nosso erro nos outros, fomos nos que esquecemos, fomos nos que erramos, a regra e clara e o pagamento tem q ser feito ate a data, não existe “jeitinho” pra isso e acho q eles estão certos, nos erramos. e agora vamos pagar muito mais caro que 82 reais por isso.
Sinto muito por nós.

Responder

kelsamer

> com certeza
recurso publico em massa

Responder

Gilmara

Quero perguntar sobre esse ano é que eu não vou ter como pagar o boleto tem algum problema seu eu não pagar?

Responder

Mariana pereira da silva

Mais quem não pagou esse beletom nao vai mais pode fazer a prova gente quero respostas

Responder

Annamar Morais

sou de Goiânia e fui olhar aqui hj pra ver o local da prova e até hj não caiu o valor da guia paga, sendo que o último dia do pagamento foi feriado aqui em Goiânia. alguém na mesma situação? pelo amor de Deus….

Responder

Alexandra

> na minha cidade Porto Velho tb foi feriado, paguei dia 25 e até hj não foi confirmado e agora?

Responder

Elice Campos

> O meu tbm aparece como não pago, sendo que paguei dia 24/05

Responder

Luciene

> Má notícia, inclusive para o pessoal de Goiânia, estando na mesma situação fiz todas as pesquisas e descobri que nesta data foi feriado municipal, inclusive com nota da Associação dos Bancos dizendo que não haveria expediente.
Já o item 3.2.4.2 do edital do Enem diz que mesmo havendo feriado municipal não seria prorrogada a inscrição. O detalhe é que a tal Associação dos Bancos afirmou que os canais digitais (homebank) funcionariam normalmente, portanto quem fez o pagamento online teve a péssima surpresa de ter o pagamento compensado apenas no dia 25/05.
https://g1.globo.com/goias/noticia/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriado-da-padroeira-de-goiania.ghtml

Responder

Beatriz gois

ESTOU MUITO TRISTE,POR NÃO PARTICIPAR DO ENEM ESSE ANO…

Responder

Edna Cardoso da silva

Estou arrasada! Desde o nono ano, minha filha faz enen, meu sobrinho inscreveu ela,ficou em analise se seria isenta da taxa, logo no dia seguinte perdeu o pai dele assassinado, esquecemos de olhar achamos que tinha sido aceito, agora que fomos olhar para pegar o número de inscrição, para se inscrever nas faculdades estaduais e federais, percebemos que, gerou o boleto e não pagamos. Enfim nada feito.

Responder

Beatriz gois

Estou muito triste,pois essa seria uma maneira de eu conseguir me ingressar no ensino superior..

Responder

Yana Kelly Ramos Perônico

Tb queria pagar… Como proceder? Tb não estou com uma boa situação financeira.
Solicitei isenção e não consegui!

Responder

Giane

Por favor, precisamos de uma nova oportunidade de pagar nossos boletos que estão atrasados, não tínhamos o dinheiro dia. Não achamos viável declarar pobreza , mas infelizmente a maioria das pessoas são trabalhadores e cada qual com seus problemas, particularidades.
será que poderia ser revisto nossa situação?
Obrigada.

Responder

Andreia

> depois da inscriçao feita e gerado o boleto e nao ter pago no dia . ainda terei que pagar o boleto?
alguem sabe me responder por favor

Responder

Witor

Me arrependi, eu deveria ter me matado mais para ver se conseguia esse valor absurdo do ENEM. Trabalho dias e noites pra ajudar minha família, 82 reais é pouco dinheiro? Claro que não. Acho que deveriam ter um canal exclusivo pra isso, minha inscrição tá lá feita, só falta o pagamento da GRU, se fizessem um canal exclusivo para pagamento de GRU atrasada, pelo menos até esse mês de Julho, daria tempo de aprontar tudo até Novembro.
Triste situação do país, viver no Brasil já era caro, agora que está mesmo, mas os governantes nunca pensam na situação do povo.

Responder

Matheus

> to na mesma situação 🙁

Responder

Paulo Adilson da Rosa

Estou revoltado com essa situação, tem que ter uma nova oportunidade para o pagamento da taxa, ou vamos dar o troco nas urnas. Esse governo quer gente sem estudos para ter mão de obra BARATA e recuperar as grandes empresas que estão falindo esse é o grande motivo, e depois vão vir com um papinho de que “ho nós salvamos o Pais” rsrsrsrsrs…cada vez mais eu vejo que nos somos escravos dos governantes, isso tem que mudar e não é amanha é hoje, chega, Brasilia não manda em mim.

Responder

carlos magno c. de oliveira

é incrível um concurso que nem foi dado e não poder pagar a taxa de inscrição é o cúmulo,o governo deveria dar uma chance pois o valor não é tão barato assim!

Responder

CRISTIANO MATHEUS NOGUEIRA DA SILVA

NEM TODO MUNDO TEM DINHEIRO PARA FAZER O PAGAMENTO DO ENEM NA DATA CORRETA , ESTE FOI O MEU CASO , POIS DEVERIA TER UMA OUTRA CHANCE PARA PAGAMENTO DESTA TAXA ALEM DE SER ALTA A TAXA O PRAZO QUE DÃO E POUCO PARA EFETUAR O PAGAMENTO.

Responder

Silvana Soares Guedes

Cadê as respostas a estas manifestações? Preciso urgente de respostas como todos que aqui postaram suas indignações. Eu também estou arrasada, sentindo-me angustiada pois sou mãe de um estudante e ele perdeu a data não foi de má fé e isso nem teria lógica pois se o que ele mais quer é prestar o Enem, uma vez que não passou na primeira tentativa quando terminou o ensino médio em 2016. Esta seria a sua segunda tentativa no final de 2017. Eu estou pasma em saber que a inscrição é no primeiro semestre e a prova somente no final do segundo semestre. Isso deveria ser proibido pois é com muita antecedência e , enfim, ele perdeu a data pois confundiu o período e isso está trazendo sérios aborrecimentos e transtornos. Deveria sim haver uma prorrogação mas o mais correto é mudar esta data de inscrição para as proximidades da data para a prova do Enem. Será que se procurarmos nossos direitos, há possibilidade de alguma solução ainda este ano? Preciso de uma resposta.

Responder

Mateus

Uma prova nem sequer concluída que vai ser aplicada e lá nos cafundós do ano com um prazo tão curto para pagar? Sem segunda chance para receber um valor altíssimo e que nem tanta gente consegue lembrar? Isso é sacanagem. E das grandes! O MEC e o Inep precisam muito rever suas decisões. Me deixou em uma situação ruim sem necessidade.

Responder

Livia Ferreira

Eu não tenho condição de pagar, declarei carência mas não paguei, eu consigo mudar ainda?

Responder

ALVARO MANHATYS

Não bastasse a incomensurável falta de ética,moral, desvio de conduta e de caráter que a nação atravessa por mandos e desmandos de luta melhor briga pelo poder a qualquer custo que os “políticos travam ainda temos que vivenciar esta situação esdruxula…dinheiro honesto, suado, batalhado de famílias que desejam ver seus filhos trilharem caminhos do saber através da educação NÃO poderem pagar essa taxa que diga-se de passagem extorsiva ..mas não esta se discutindo valor e sim o direito sagrado de participar e pagando por isso e como em uma loteria impede-se os jovens de nosso amado Brasil de serem alijados de um processo educacional de tamanha importância..ora senhores dirigentes, políticos enfim já que não conseguem imprimir uma limpeza na ‘Polis” sejam ao menos inteligentes e prorroguem esta data para pagamento e inscrição até o final do mês de Junho….BRASIL MAIS EDUCAÇÃO E MENOS CORRUPÇÃO!!!! “

Responder

ALVARO MANHATYS

> ????????????????

Responder

Leandro

Um absurdo, esta merda, porcaria de país….além de pagar 82,00 para constatar o lixo de ensino, ainda não há segunda chance….esqueci completamente de pagar no dia 24/05, e agora não há saída….revoltado com este país ridículo!!

Responder

Andreia

> ainda temos que pagar o boleto mesmo depois que perdemos o dia?
alguem pra me informar por favor

Responder

simone

isso se refere a sujeira da pura, onde vamos parar gente .quem vai pagar R$82 nao tem direito de pagar após o venc e outros sim vamos todos colocar em redes sociais quero ver se o caso se revolve rapido

Responder

Leivania

Deveria ter uma solução(uma segunda chance), para os alunos interessados em participar do enem, para fazer o pagamento após o vencimento. Os jovens ficam distimulado, pois cada um tem um motivo por não ter efetuado o pagamento. Estou decepcionada por a minha filha não poder participar. Por favor reenvi os boletos atualizados para os alunos. Muitos jovens tem a ganhar.

Responder

Leivania

Também concordo um absurdo, colocar obstáculos no pagamento após o vencimento,sem ter nenhuma solução, prejudica os jovens que precisa desta oportunidade. deveria ter pelo um prazo de tolerância após o vencimento.

Responder

Marcela

Vamos abrir uma reclamação junto com o ministério público, eu preciso que mais pessoas se disponibilizem a participar para dar certo.

Responder

leandro ezidio Escolha o sexo silva

Palhaçada isso, mesmo que cobrassem juros mais poderiam deixar pagar apos o vencimento

Responder

SCHIRLEY CRISTIANE FERREIRA ALVES DE MEIRA MEIRA

Concordo plenamente, até porque nem sempre temos o valor disponível na mão para efetuar o pagto, já que a crise está em toda parte, temos por direito de reveter essa situação, no meu caso, foi por esquecimento e não estava de porte da GRU em mãos, acho que o MP deveria entrar em contato com os gestores do vestibular público e solcitar revisão para que tenhamos a oportunidade de pagar a mesma, poís é de interesse de muitos em querer quitar e realizar as provas, já que as mesmas serão realizadas em novembro 2017

Responder

ana

se pode se pagar os boletos dos possiveis isentos ainda, porque outros náo podem pagar?

Responder

ana

considerando que quem solicitou isenção pode pagar mais tarde (agora) porque náo deixar pagar o boleto atrasado?

Responder

Lenice Nery

Também considero um absurdo não poder pagar o boleto após o vencimento. Ainda mais se tratando de estudo!!! Agora o adolescente vai perder a oportunidade por conta do ATRASO DO BOLETO!!! socorro, que País é esse……

Responder

beatriz

> também acho, um grande absurdo ainda mais pelo valor e sendo q você sempre estudou em escola publica! um horror, cada vez mais o brasil ta pior!!!

Responder

Alicia

> foi o que aconteceu comigo, acabei esquecendo literalmente e por isso vou ficar de fora. Terá como eu elaborar a prova ano que vem? 2018 no caso

Responder

Alexandre Campelo

Acho um absurdo que o único vestibular público do país não dê uma segunda ou terceira ou quantas oportunidades forem precisas para que o aluno possa realizar sua inscrição, até porque o vestibular somente acontece no fim do segundo semestre , e as inscrições, bem antes, no primeiro semestre. Onde está o MP e a defensoria pública que não enxerga esse absurdo a que um aluno pode se sujeitar, em perder 01 ano inteiro de estudos, por conta de um simples esquecimento no pagamento de um boleto?? Meu Deus, onde vamos parar ??

Responder

Andre

Também acho! >

Responder

Welica Lúcia Barbosa Moura

> algum conseguiu alguma coisa?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *