Possíveis Temas Redação Enem 2016 – Esporte no Brasil

Neste ano, o Brasil sediará os jogos olímpicos por meio da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro e em mais algumas cidades brasileiras; do dia 5 ao 21 de agosto, nosso país será a sede mundial dos jogos olímpicos, recebendo atletas de quarenta e duas modalidades esportistas, oriundos de todas as partes do mundo e turistas, amantes dos esportes, também oriundos de várias partes do planeta.

Desde 2009, quando o Brasil ganhou o direito de sediar as Olimpíadas do ano de 2016, este fato foi alvo de críticas, já que muitas pessoas compartilham da opinião de que o nosso país, ainda emergente em termos de economia (em crise, na verdade, na atualidade), sociedade (já que há uma grande desigualdade social entre as camadas da população) e de qualidade de vida (pois há grandes desafios a serem vencidos em questões como saúde, saneamento básico, educação, segurança dentre outras) teria outras coisas com que se preocupar ao invés de investir tempo e dinheiro em sediar os jogos olímpicos.

De fato, há obras muito onerosas e atrasadas na cidade do Rio de Janeiro, além da não recuperação da lagoa Rodrigo de Freitas da poluição, onde algumas modalidade aquáticas serão realizadas, e do desabamento da ciclovia Tim Maia mais recentemente. Contudo, há um grande debate sobre o ônus e o bônus de sediarmos as Olimpíadas deste ano no Brasil, mas pensamos que este assunto em si não deverá ser o tema da proposta de redação do ENEM 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), já que a realização de tais jogos no país foi iniciativa do governo Federal, mais especificamente do mandato do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Porém, pensamos que pode haver dois temas possíveis decorrentes da promoção das Olimpíadas no Brasil: o incentivo ao esporte ou à atividade física no Brasil. Para o ENEM, ambos os temas são relevantes, já que estão ligados a questões sociais, educacionais e de saúde de população.

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O incentivo ao esporte no país está relacionado ao incentivo ao esporte de ponta e à formação de atletas nas diversas modalidades olímpicas, por exemplo; esta formação poderia se dar nas escolas públicas, nos centros esportivos municipais, por meio de convênios entre prefeituras, governos estaduais e organização esportivas das modalidades, além da parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) a fim de incentivar crianças e jovens a seguirem o caminho do esporte juntamente com o da educação, tirando-os das ruas, ocupando seus dias e suas vidas.

Já o incentivo à atividade física no Brasil refere-se ao incentivo à atividade física como a prática de esportes ou de outras modalidades (pilates, academia dentre outras) como forma de melhora da qualidade de vida e até de lazer por meio da fuga do sedentarismo.

No texto de hoje, abordaremos o possível tema sobre o incentivo ao esporte de ponta; no próximo texto, da próxima semana, falaremos sobre o incentivo à atividade física no país.

Em relação ao incentivo ao esporte de ponta, há uma lei federal de incentivo ao esporte que estimula empresas a patrocinarem e a fazerem doações para projetos esportivos e paraesportivos em troca de incentivos fiscais. Para pessoas físicas, a dedução de impostos pode chegar a 6%; para pessoas jurídicas, por sua vez, o desconto é de 1%. Tal lei é explicada detalhadamente na Cartilha do Esporte do Ministério do Esporte.

Em 2014, quando houve a Copa do Mundo de futebol no nosso país, ocasião do lendário 7×1 para a Alemanha e a consequente desclassificação da seleção brasileira, muito se falou sobre a dificuldade em se formar jogadores de futebol de ponta no Brasil, já que há inúmeros problemas nas categorias de base dos times, dos quais são poucos os que pagam salários adequados aos atletas.

Escolas e ONGs poderiam se unir aos times de futebol a fim de promoverem projetos com crianças e adolescentes, mas não só em relação ao futebol, mas também com as demais modalidades esportivas, coletivas e/ou individuais. Porém, para tanto, é necessária uma estrutura física adequada (ginásios e quadras esportivas, piscinas, materiais, uniformes, professores e treinadores) e dinheiro para manter tal infraestrutura e incentivar competições.

Os Jogos Escolares da Juventude são um belo exemplo de incentivo ao esporte no meio escolar. Alunos dos doze aos catorze anos e dos quinze aos dezessete anos competem, anualmente, em catorze modalidades esportivas. Esta competição é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que atua sobre os esportes de alto rendimento em parceria com as Confederações de cada modalidade.

Deste modo, os jovens são incentivados em suas escolas a praticarem esportes de ponta a fim de competirem nos Jogos Escolares da Juventude, com atletas de todo o país, com o objetivo de formar esportistas de alto nível.

Crianças e jovens carentes, oriundos de áreas de vulnerabilidade social, devem ser os principais alvos de iniciativas como esta a fim de que eles tenham oportunidades de crescer no e pelo esporte. O Brasil tem um potencial enorme neste sentido e precisa desenvolvê-lo mais e melhor.

Na próxima semana, falaremos sobre o incentivo à prática da atividade física no Brasil. Até lá!

 
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*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

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