Possíveis Temas para a Redação do Enem 2019

O tópico desta semana é popular e esperado! Todos os anos há diversos artigos espelhados por essa interweb tentando acertar o tema da redação do Enem, então coloquemos nossas apostas também aqui no InfoEnem!

Na semana passada mencionei que em 2016 eu cravei o tema da intolerância religiosa (tenho prints para comprovar!) e em 2018 imaginei que algo relacionado à internet e suas possíveis manipulações poderia ser o tema. Não vamos nem comentar 2017 porque aquele ano pegou todos de surpresa.

Mas prof, como você conseguiu chegar próxima do tema naquelas duas vezes? Tem uma bola de cristal, leu runas, borra de café, fez uma sessão de hipnose, o que foi?” Nada disso, meus queridos! É possível para todos nós chutarmos um tema próximo ao pensado para a redação do Enem seguindo apenas alguns critérios. Na verdade, já tratei desses critérios com detalhes aqui, mas vamos a um resumo: os assuntos normalmente estão em pauta em território nacional (há exceções, como em 2018, que não especificava o Brasil, mas são raras) e são tópicos relevantes, em alta nas discussões midiáticas e cotidianas. Muito provavelmente será algo que esteve em debate no período entre o encerramento da formulação da prova do ano anterior e a do ano atual. A prova é formulada com meses de antecedência e provavelmente já deve estar pronta a essa altura, portanto, consideraremos nesse artigo o período entre Junho de 2018 e Junho de 2019, certo? Definido o período e onde os assuntos são buscados, façamos uma listinha de três tópicos bastante relevantes na mídia no último ano.

Eleições 2018

Ah, as eleições! Creio que nunca se viu o brasileiro defender suas opiniões acerca de política com tanta paixão como nessa última, não? Justamente por isso esse é um grande candidato a tema. Ou talvez não seja, por ter sido tão popular e consequentemente óbvio. Mas não custa nada incluí-lo na lista, certo?

Lembrem-se de que o tema sempre pede uma sugestão de intervenção para a solução de um eventual problema que o envolve, então nesse caso poderíamos esperar algo tratando da polarização exagerada dos brasileiros na política, talvez? Ou quem sabe o que a radicalização nos debates pode trazer de malefícios? As fake news provavelmente estarão fora, por mais que tenham sido populares, já que o assunto da redação em 2018 tinha bastante a ver com elas. Levando esse raciocínio em consideração, fiquemos atentos ao que foi tratado ao longo das eleições em 2018 e quais aspectos poderiam ser passíveis de proposta de solução.

Vacinação

O tema é bastante mais simples de se considerar do que as eleições e tem ganhado mais espaço ao longo desse ano, mas como se trata de uma preocupação sempre latente do governo, é um forte candidato também.

Os movimentos anti-vacina espalharam-se em maior escala nos Estados Unidos, mas tem feito alguns estragos na imunização aqui no Brasil e adquirido seus adeptos também. Além disso, o sarampo, doença que havia sido erradicada no país, está voltando, por exemplo.

A partir disso pode-se pensar na possibilidade do tema e esperar que o Enem busque sugestões de solução para a volta da imunização exemplar que os brasileiros costumavam ter.

Meio ambiente

Bem mais amplo, esse tópico pode envolver várias buscas de propostas de solução, incluindo relacionadas às questões de demarcação de terra indígena, prevenção de desastres ambientais (como o de Brumadinho) até o desmatamento na Amazônia, passando pela liberação de agrotóxicos, todos assuntos bastante populares na mídia ultimamente e nos quais, consequentemente, vale a pena ficar de olho.

Resolvi manter a lista curta mas certeira nos assuntos mais em voga para que possam acompanhá-los com tranquilidade e sem ficarem sobrecarregados de informação, mas o que acharam? Concordam com as possibilidades de tema? Acham que alguma coisa ficou de fora da lista? Contem para nós nos comentários e até a semana que vem!

 


*Vanessa Christine Ramos Reck é graduada em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fluente em mais três idiomas: Inglês, Espanhol e Francês. Além disso, é corretora do Curso Online do infoEnem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Possibilidades para o Tema de Redação do Enem 2005 • infoEnem | infoEnem

[…] como em possíveis temas futuros, como no caso da vacinação (que estava em minhas previsões de possíveis temas para esse ano), por exemplo. Outros itens que podem colaborar grandemente para complementar com […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *