Possibilidades Para a Redação do Enem 1999

Segunda semana de nossa nova série de artigos e a bola da vez é a proposta de redação do Enem de 1999 (tenho certeza de que ainda estamos em um ano no qual muitos de vocês não tinham nascido)! Assim como fizemos na semana passada (veja o artigo), vamos relembrar a proposta:

O título do tema é “Cidadania e Participação Social” e de início podemos pensar em falar sobre o tópico de forma geral. No entanto, ao analisarmos os textos motivadores, é possível perceber que o foco é nos jovens e em sua participação e preocupação em relação às mazelas sociais. Os três textos tratam de eventos em que jovens e adolescentes inseriram-se e demonstraram sua presença e importância. Por isso, seria interessante manter a temática tratada além do título e exposta com certa insistência no conteúdo motivador.

Além da consideração do jovem em específico, o tema mais uma vez não especifica o país, assim como em 98. Porém, a participação social é algo que precisa ser visto de perto para ser bem relatado. Uma boa opção, então, seria manter a argumentação voltada ao Brasil, especialmente por conta da necessidade de inserção de conteúdo externo para reforçar a argumentação, o que garante uma proximidade maior com os dados mencionados e, consequentemente, maior possibilidade de detalhamento e confirmação de veracidade.

Falando no conteúdo externo que a proposta sempre exige como forma de embasamento do conhecimento do aluno sobre o assunto, alguns dos itens passíveis de serem mencionados são justamente histórias de jovens com participação ativa na sociedade. Tais histórias podem ser frequentemente mencionadas nas mídias impressa, online e visual. Além dessas, detalhar projetos de melhoria social nos quais vocês mesmos participam como voluntários ou contar ao leitor sobre os que existem em suas próprias cidades e os interessam podem ser boas opções.

Outro ponto que pode ser importante mencionar na argumentação é justamente o papel que o jovem já tem na sociedade atual no sentido de cumprir com os deveres como cidadão. Quais seriam esses deveres? Por que eles são importantes? Em quais áreas há maior possibilidade de colaboração e como isso pode ser colocado em prática? Tudo isso pode ser pensado e incluído como forma de situar o leitor.

Enfim, chega a proposta de intervenção! Aqui o próprio tema e seus textos motivadores já sugerem algumas propostas: o desenvolvimento de projetos sociais (pelo governo, pela própria comunidade) que envolvam jovens e adolescentes de forma mais ativa, assim como a criação pelos próprios jovens de projetos sociais colaborativos. A escola também pode ter papel importante na sugestão de intervenção ao se tornar um dos veículos principais de transmissão de informações para crianças e adolescentes sobre qual o papel deles na sociedade e quais as possibilidades de colaboração para construção de uma sociedade melhor e mais integrada. Levando tudo isso em conta, não se esqueçam de detalhar bem a proposta, como já estudamos anteriormente ao analisar a quinta competência de avaliação na redação, ok?

Essas foram as dicas para construir um texto que atenda à proposta de redação do Enem de 1999. Lembrem-se de que o objetivo aqui é pensar sobre a proposta e os elementos obrigatórios necessários juntos, mas jamais preparar um molde a ser seguido, já que fôrmas prontas podem mais atrapalhar do que colaborar na construção de um texto, como também já mencionei na coluna.

O que acharam do tema de 99? Já produziram uma redação sobre ele? Pretendem produzir? Acharam-no simples ou um dos mais complicados? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima semana! =D

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