Possibilidades para a proposta de redação do Enem 2008

O tema escolhido para o Enem em 2008 é o primeiro que possui uma diferença em relação aos demais anos. Ao ler atentamente a proposta, percebemos que não há o estabelecimento de uma frase temática:

O que se vê na proposta de redação do ano em questão é apenas um texto motivador, juntamente com instruções e, diferentemente dos anos anteriores, uma lista de sugestões que já estabelece quais intervenções devem ser elaboradas e detalhadas, ao contrário da liberdade que o candidato tinha neste quesito anteriormente.

O texto motivador em questão nos apresenta uma razão específica para que se preserve a Amazônia (dentre muitas outras que não são citadas, obviamente) e estabelece que é necessário entrar em ação, em especial através de medidas governamentais, para que se freie o avanço do desmatamento e sua consequente má influência no clima. Como há menção ao sistema hidrológico amazônico e a “máquina de chuvas” que a floresta pode ser, é bom relembrar o conceito ao longo da produção.

O desenvolvimento da redação pode focar, a exemplo do texto motivador, nos benefícios da Amazônia para o meio ambiente como um todo e também no fato de ser um bioma único no mundo, que corre grandes riscos com o descuido e a má administração brasileiros. A partir disso, pode ser importante provar que a área realmente sofre ataques voltados à extração ilegal de madeira, poluição e queimadas.

A comprovação dos índices de queimadas e desmatamento pode ser facilmente obtida, já que estes são frequentemente tratados na mídia. Além disso, recorrer a dados científicos para tratar dos males do aquecimento global (que é agravado pela destruição do meio ambiente, inclusas as florestas) pode estabelecer de forma ainda mais embasada o quanto a situação pode ser prejudicial para a qualidade de vida do ser humano.

No encerramento, que muitos alunos têm adotado como padrão para tratar das propostas, de intervenções, desta vez precisamos escolher dentre três medidas já estabelecidas:

  1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
  2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
  3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não autorizados.

Após a análise e escolha da melhor opção na opinião do autor da redação, conforme instruções da proposta, é preciso detalhar como sempre a sugestão de solução e, diferentemente dos anos anteriores, mencionar quais as possíveis limitações da medida escolhida.

O que acharam do tema de 2008? Ficou mais fácil apenas escolher dentre propostas de intervenção sugeridas ou prefeririam manter este item em aberto? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *