Para que serve o Enem?

Se você é um estudante antenado e que já está se preparando para o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) deste ano, provavelmente este artigo não lhe trará grandes novidades.

Entretanto, vários alunos que estão terminando o ensino médio ainda não conhecem todas as possibilidades que o exame pode oferecer. Caso esta seja a sua situação, fique tranquilo que hoje vamos falar em detalhes sobre todos os benefícios que um estudante pode ter depois de conseguir ir bem no Enem:

1 – Conseguir uma vaga numa universidade pública.
Embora num primeiro momento possa parecer complicado, o processo é bem simples. O interessado faz o Enem e, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), pode concorrer às vagas em qualquer canto do país. Para obter mais informações sobre o SiSU, clique aqui.

2 – Ser beneficiado com uma bolsa de estudos numa universidade particular.
O governo federal implantou, em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja finalidade é a concessão de bolsas de estudos em universidade e faculdades particulares, para estudantes de baixa renda. E nos últimos anos, o desempenho no Enem passou a ser o critério de seleção. Quer saber mais sobre o Prouni? Clique aqui.

3- Retirar o certificado do Ensino Médio.
Caso você complete 18 anos até a data do Enem e não tenha terminado o Ensino Médio na época apropriada, poderá conseguir retirar seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Uma bela oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo, precisaram parar de estudar e que ainda pensam e conseguir seu diploma. Clique aqui e veja as regras para retirar a certificação do ensino médio através do Enem.

4- Ingressar no Ensino Técnico
Desde 2013, as notas do Enem também passaram a ser consideradas para selecionar estudantes interessados em cursar o ensino técnico, seja ele em instituições públicas ou particulares. A seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que tem muitas caraterísticas em comum com o SiSU.

Não tem como negar. Através do Enem, existem muitas possibilidades para aqueles que querem continuar a estudar. E agora que você já conhece todas elas, que tal começar a se preparar? Clique aqui para conhcer o melhor método de estudo para o Enem

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

isabel cristina s. da silva

Pela primeira vez eu quero participar do enem ,so não sei como começa.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *