Outra instituição portuguesa adere ao Enem, a Universidade da Beira Interior

Após ser oficializado pela primeira vez como critério para seleção de estudantes brasileiros para uma instituição internacional (Universidade de Coimbra), no mês passado, o Exame Nacional do Ensino Médio agora também será a porta de entrada para outra instituição portuguesa, a Universidade da Beira Interior.

O anúncio foi feito na tarde de ontem (05) e a universidade já informou que serão válidos os desepenhos dos candidatos nas edições do Enem de 2012 e 2013, já para ingresso no segundo semestre deste ano.

Assim como a conterrânea instituição de Coimbra, a Universidade da Beira Interior também irá considerar pesos diferenciados para as notas da redação e de cada uma das quatro provas objetivas do Enem, variando de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

A universidade também esclareceu que que a atribuição de notas adotada em Portugal utiliza escala de 0 a 200 pontos e, como a nota do Enem varia, em valores aproximados, de 0 a 1.000 pontos, a conversão das classificações será feita dividindo a nota do exame brasileiro por cinco.

Localizada na cidade de Covilhã, em torno de 200 Km da capital Lisboa, a instituição conta com cerca de 7 mil alunos e 600 professores, sendo que os brasileiros compõem uma de suas maiores comunidades estrangeiras, com 60 estudantes. O valor cobrado pela Universidade da Beira interior para estudantes de fora é de R$ 15 mil por ano. Considerando-se a opção que inclui alojamento e refeição, o custo chega a 23 mil reais anuais, uma média de aproximadamente R$ 1.915 mensais.

Uma página exclusiva foi criada e direcionada aos brasileiros interessados em ingressar na universidade, informando a lista dos cursos de graduação disponíveis e a variação dos pesos das provas. Para acessá-la, clique neste link.

Conforme havíamos informado na matéria referente a utilização do Enem pela Universidade de Coimbra, tal adesão de instituições estrangeiras ao exame pode se tornar uma tendência. Não se espante se este tipo de notícia se tornar rotineira em nosso Portal.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like