O Utilização do Calcário e o Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um composto químico recorrente nas provas do Enem, que é o calcário. Para isso, vamos estudar as principais características do calcário, além de comentar sobre a sua utilização e como este composto químico costuma ser cobrado nas provas do Enem, utilizando um exemplo de provas anteriores.

O calcário

Fonte: mundoecologia.com.br/natureza/o-que-e-reatividade-do-calcario-para-que-serve/

O primeiro passo para a compreensão do assunto é entender sobre o calcário. Apesar do nome popularmente utilizado, o calcário é, em sua maioria, composto por carbonato de cálcio, com fórmula química CaCO3. Além disso, o calcário é encontrado na forma de rocha, a qual foi formada há milhares de anos, a partir de sedimentos e pedaços de conchas que se acumularam no leito marinho.

Utilização do calcário

Entendida a sua origem, podemos então abordar a utilização do calcário. Este composto químico é muito importante para a produção de compostos importantes em nosso dia a dia, tais como o cimento, ao se ligar com argila e areia, e também na produção de vidros, quando ligado a barrilha e areia.

Outro processo em que o calcário é muito importante é a calagem, que é uma importante etapa do preparo do solo. No processo de calagem o calcário, assim como a cal virgem (CaO), são adicionados ao solo com o objetivo de diminuir a sua acidez, aumentando assim o pH do solo. E é justamente este processo que costuma ser muito utilizado em provas do Enem.

Como o calcário é cobrado nas provas do Enem?

As questões que envolvem a utilização do calcário normalmente abordam assuntos relacionados à correção e manejo do solo. Isso porque, além do calcário atuar na redução da solubilidade de alguns íons prejudiciais ao solo, como alumínio e manganês, o calcário pode liberar íons de cálcio (Ca2+) no solo, o que pode maximizar o efeito dos fertilizantes e acelerar a decomposição da matéria orgânica.

E são justamente as reações do carbonato de cálcio que são cobradas nas provas. As reações que envolvem o calcário são compostas pelas equações:

Ou ainda a decomposição do calcário em cal virgem, a calcinação:

De maneira geral, tanto a hidroxila liberada na segunda equação, como o óxido de cálcio liberado na terceira equação são utilizados em outras reações, removendo algum material do solo.

Questão do Enem envolvendo calcário

Embora frequente em praticamente todas as provas, vamos estudar esta questão do Enem de 2018.

O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio. O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário (CaCO3).

BRADY, N. C; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).

Essa remediação promove no solo o(a)”

a) diminuição do pH, deixando-o fértil.

b) solubilização do alumínio, ocorrendo sua lixiviação pela chuva.

c) interação do íon cálcio com o íon alumínio, produzindo uma liga metálica.

d) reação do carbonato de cálcio com os íons alumínio, formando alumínio metálico.

e) aumento da sua alcalinidade, tornando os íons alumínio menos disponíveis.

Cuja alternativa correta é a alternativa e, ocorrendo as seguintes reações:

Assim, estudamos hoje sobre o calcário e como este conteúdo pode é e foi cobrado nas provas do Enem. Como falado no início, questões envolvendo a utilização do calcário são comuns nas provas do Enem e, com isso, é importante o seu estudo e preparação para questões deste formato!