O Que São os Tigres Asiáticos?

Nesta matéria iremos explicar um tema muito cobrado em diversos vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o grupo de países conhecidos como Tigres Asiáticos. Sua composição conta com quatro países dentro da Ásia: Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Posteriormente, Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia integraram o grupo.

A principal característica que une tais nações é o fato de terem passado por um rápido e notável desenvolvimento econômico, educacional e social entre as décadas de 1970 e 1990. O uso da palavra “tigre” é para relacionar com a força que os países mostraram em seu crescimento. As principais medidas usadas pelos países foram os investimentos em tecnologia, educação, política de baixos impostos, incentivo ao capital estrangeiro, incentivo à exportação, intervenção estatal na economia, globalização e oferecimento de mão-de-obra barata, além da produção em larga escala. O consumo interno não é incentivado, pois há muitos impostos.

Os países criaram Zonas de Processamento de Exportações, com isenções fiscais e doação de terrenos para estrangeiros, com exceção da Coreia do Sul, que não adotou a medida. O país aderiu à criação de chaebols, redes de empresas baseadas em laços familiares, sendo elas: Samsung, Hyunday, Daewoo e Lucky Gold Star. Houve uma abertura para transnacionais em 1970, mas sempre ligadas a empresas locais.

Mapa com integrantes dos Tigres Asiáticos. Fonte: images.slideplayer.com.br

Mapa com integrantes dos Tigres Asiáticos. Fonte: images.slideplayer.com.br

Os produtos eletrônicos foram colocados como setores industriais prioritários e havia uma política de disciplina muito forte nos trabalhadores. Os Estados Unidos e o Japão são os principais investidores e compradores dos produtos produzidos pelos Tigres Asiáticos. Atualmente, o objetivo deste bloco econômico é a integração dos países e o desenvolvimento de novos modelos tecnológicos de concorrência no mercado. Diversas pequenas indústrias têm surgido principalmente na área têxtil, de calçados, de brinquedos e de computadores e isso gera muitas encomendas vindas de diversas partes do mundo, atraídas pelos baixos preços e mão de obra barata.

Existe uma política muito autoritária na maioria dos países que compõem o bloco dos Tigres Asiáticos. Como por exemplo, existem perseguições a oposicionistas, massacres, assassinatos, golpes de estado na Coreia do Sul; um sistema parlamentar autoritário em Cingapura; monarquias parlamentares com forte influência militar na Malásia e Tailândia.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Corretor

Singapura*
Luck Goldstar*
Hyundai*
Hong Kong, que foi omitida no mapa, fica na China.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *