Novos Elementos da Tabela Periódica Não Devem Cair no Enem

No início do ano, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) reconheceu oficialmente mais quatro elementos que agora se juntam aos outros 114 que compõem a Tabela Periódica.

A princípio tais elementos são identificados por uma nomenclatura provisória e por seus números atômicos. São eles: ununtrium (Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo). Seus números atômicos são, respectivamente, 113, 115, 117 e 118.

Presentes na sétima linha, estes novos elementos não existem na natureza e são criados a partir de aceleradores de partículas que fazem elementos menores colidirem entre si e se fundir.

tabelaperiodica_2016

Diante da novidade, a pergunta que muitos estudantes e candidatos ao Enem se fazem é se os novos elementos podem ser cobrados ou não no exame e vestibulares. Para tranquilidade desses vestibulandos, a resposta de muitos especialistas é “não“.

Isso porque, de acordo com eles, por serem muito recentes – descobertos há alguns anos e reconhecidos oficialmente somente em 2016 – os cientistas ainda tem muito a compreender sobre estes elementos, sendo que atualmente mal conseguem caracterizar suas propriedades.

Além disso, existe também a hipótese e a possibilidade de, na data de reconhecimento destes elementos, em janeiro deste ano, as provas de muitos vestibulares, incluindo as do Enem, já estarem completamente prontas.

O que pode ocorrer, que inclusive é característica do exame, é alguma questão de química trazer um texto complementar citando o fato para contextualizar a abordagem de uma problemática em torno da Tabela Periódica.

Vale lembrar ainda que a tendência é que itens sobre este conteúdo exijam do candidato a habilidade de consultar e interpretar as informações contidas na tabela para chegar a resposta correta.

Desta forma, é fundamental compreendê-la e conhecer sua divisão em períodos, famílias ou grupos e blocos. Para aprender a utilizá-la e fazer uma revisão sobre o assunto, recomendamos a leitura deste artigo publicado aqui no Portal infoEnem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *