Novo Acordo Ortográfico Será Cobrado no Enem 2016

As regras de ortografia da Língua Portuguesa estão em transição. O Novo Acordo Ortográfico está em período de adaptação desde 2009 até 2016. Isso significa que até 31 de dezembro de 2015, as duas ortografias são oficialmente aceitas.

Como o exame nacional geralmente é aplicado no final de cada ano, é esperado que o Enem 2015 aconteça entre outubro e novembro deste ano, período em que as duas ortografias, a antiga e a nova, são aceitas. Já a partir de 1 de janeiro de 2016, somente a nova ortografia será aceita como correta na norma formal da Língua Portuguesa.

No caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, não é comum haver muitas questões de gramática que requeiram que o aluno saiba regras de ortografia. Entretanto, como esse é o último ano de adaptação, o Enem pode surpreender muitos candidatos e professores trazendo nessa prova questões que tratem sobre o uso formal da Língua e a aplicação da ortografia.

Além das questões, a parte do exame que mais preocupa os candidatos quando se trata do Novo Acordo Ortográfico é a redação. Para escrever a dissertação, é necessário seguir a norma culta da Língua Portuguesa aplicando todas as regras gramaticais, o que inclui a ortografia oficial. Essa norma é a Primeira Competência da Redação do Enem, ou seja, o primeiro critério de avaliação. Escrever gramaticalmente correto vale 200 pontos de um total de 1000 na redação.

Por isso, caso você esteja se preparando para prestar vestibular esse ano, deve se atentar para esse fato. As provas realizadas ainda em 2015, como possivelmente será o Enem, podem ser escritas ainda na ortografia antiga. As provas realizadas em 2016, mesmo que seja segunda fase de algum vestibular desse ano, deverão obrigatoriamente serem escritas a luz da nova ortografia.

Para treinar redações, conheça o Programa de Correção do infoEnem, onde você poderá ter uma redação corrigida por semana, nos mesmos critérios do exame! Ao fazer redações, você pode estudar as novas regras ortográficas conforme escreve e já ir se preparando para as provas feitas a partir do ano que vem.

Compartilhar

2 Comentários

Redação no Enem: Vigência do Acordo Ortográfico - InfoEnem

[…] O período de seis anos de transição para a adaptação do Acordo Ortográfico acaba hoje, dia 31 de dezembro de 2015, o que significa que ele entra em vigor do no dia 1º de janeiro de 2016. Em relação ao Enem e aos demais vestibulares e concursos, isso quer dizer que o Acordo Ortográfico será, obrigatoriamente, cobrado pelas bancas corretoras, ou seja, os candidatos deverão ter de usar as regras impostas por ele (veja a matéria). […]

Responder

ROSELY OSSUNA DE SOUZA

ADOREI ESTAR RECEBENDO ESTES INFORMATIVOS, MUITO IMPORTANTE PARA OS ALUNOS.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *