Movimento Acelerado, Retardado, Retrógrado E Progressivo

Em artigo anterior demos início ao estudo do movimento uniformemente variado (veja aqui). Apresentamos a definição de aceleração e fizemos a dedução da equação de movimento para um MRUV. Agora vamos estudar os conceitos de movimento retardado, movimento acelerado, movimento progressivo e movimento retrógrado.

Primeiramente vamos relembrar a equação da velocidade em função do tempo para o MRUV:

v = v0 + a.t

Podemos perceber que o termo v0 é um termo constante, portanto não varia com o tempo. Este termo representa a velocidade inicial do corpo e pode assumir qualquer valor.

Em seguida vem o termo v0, e é para ele que daremos maior destaque. O termo referido anteriormente é função da aceleração, cujo valor não muda, e do tempo. Porém sabemos que, como o tempo nunca será negativo, o sinal do termo será comandado pela aceleração. É aí que entram os nossos movimentos.

Movimento Acelerado e Movimento Retardado

Um movimento é dito acelerado quando o módulo de sua velocidade escalar aumenta com o tempo. Deste modo, podemos ter um movimento acelerado sempre que os termos v0 e a.t assumirem o mesmo sinal. Já o movimento retardado ocorre quando o módulo da velocidade diminui com o tempo. Na prática isso vai acontecer quando os termos possuírem sinais opostos.

Vamos ilustrar abaixo os tipos de movimento, já podendo identificar qual é retardado e qual é acelerado. Em seguida, poderemos apresentar os movimentos progressivo e retrógrado:

Movimentos.

Movimentos.

Movimento Progressivo e Movimento Retrógrado

Um movimento é dito progressivo quando sua velocidade (v?) é maior que zero. Neste caso, o corpo estaria se deslocando para frente em relação ao seu sistema de coordenadas. Já um movimento retrógrado ocorre quando a velocidade for menor que zero. Neste caso, o corpo se deslocaria para trás, como no caso de um veículo em marcha ré. Em resumo do que vimos, temos:

Por fim, aprendemos mais alguns conceitos importantes que irão nos ajudar na sequência de desenvolvimento dos assuntos. Em breve traremos mais postagens explicando sobre o movimento uniformemente variado, até logo!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

joseosmar

como poderia fazer para conseguir estudo sobre isso

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *