MEC Nega Possibilidade de Cancelamento do Enem 2016

Em meio a polêmica de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que voltou à tona nesta quinta-feira (01) após declaração do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) afirmando que a Polícia Federal concluiu que houve vazamento da prova (leia aqui), o Ministério da Educação (MEC) voltou a negar a possibilidade de cancelamento do exame.

De acordo com nota publicada no Portal da pasta e com seu líder, o ministro Mendonça Filho, “o inquérito está em curso e corre sob sigilo” e, ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, as investigações ainda não foram concluídas.

Em evento realizado ontem no instituto Militar de Engenharia (IME), na cidade de São Paulo, o ministro insistiu mais uma vez no discurso de que os fatos – casos de suspeita de vazamento – foram isolados e que não há motivo para invalidar o exame realizado em todo o Brasil, prejudicando os milhões de candidatos:

O Enem está preservado. [O vazamento] É um fato isolado e nós não vamos de forma alguma prejudicar milhões de brasileiros com relação a um fato que foi tentado em termos de fraude e uma ação isolada e identificada pela Polícia Federal, numa ação articulada inclusive com o próprio Ministério da Educação.

Além disso, Mendonça Filho confirmou que a segunda aplicação do Enem 2016 neste final de semana para candidatos de locais de prova que estavam ocupados ou com problemas de infraestrutura ocorrerá normalmente.

Por fim, o MEC criticou o procurador da República que divulgou as informações sobre o inquérito da Polícia Federal, informando que mais uma vez ele tentou “gerar fatos que provocam tumulto e insegurança para milhares de estudantes inscritos”. Costa Filho foi responsável pelo pedido de cancelamento da redação do exame, que foi negado mais uma vez no dia de ontem (veja).

Em entrevista a Rádio Jovem Pam, o procurador do MPF-CE informou que pedirá a anulação completa (redação e provas objetivas) do Enem 2016.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *