MEC Deve Lançar Sisu Transferência Para Vagas Ociosas

O Ministério da Educação (MEC) deve lançar em breve um programa específico para ocupação de vagas ociosas do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o preenchimento de carteiras em universidades públicas e institutos federais.

Chamado “Sisu Transferência“, o sistema informatizado será debatido e preparado agora neste final do mandado do presidente Michel Temer para ser implantado a partir de 2019. O anúncio foi realizado na última quinta-feira (20), durante divulgação dos dados do Censo da Educação Superior de 2017.

De acordo com reportagem publicada em primeira mão no Portal G1, fonte desta matéria, a assessoria de comunicação social do MEC não confirmou maiores detalhes do novo programa e nem se o mesmo entrará em vigor a partir do primeiro ou segundo semestre do ano que vem.

A expectativa, no entanto, é que assim como a versão tradicional do sistema unificado o Sisu Transferência consista num ambiente 100% virtual, que utilize o desempenho no Enem (portanto que ter prestado o exame seja pré-requisito obrigatório) e que seja dinâmico, de forma que cada instituição possa ocupar a quantidade de vagas remanescentes utilizando o critérios que julgar mais adequados.

Página inicial do site do primeiro Sisu 2018 na internet.

Segundo Rossieli Soares, atual Ministro da educação, o sistema também deverá permitir, de maneira prática e menos burocrática possível, a permuta entre estudantes de uma instituição de ensino superior para outra, independentemente de pública ou privada:

Hoje cada instituição faz um processo específico, então se você está em uma instituição privada ou em uma pública e quiser migrar para outra pública, você tem que pesquisar o edital individualmente, cada uma das regras em cada um dos lugares.

O Sisu hoje é uma ferramenta para que os estudantes que fizeram o Enem possam enxergar suas possibilidades em várias instituições. Então é dada hoje mais uma ferramenta para que a rede toda, seja o estudante da privada ou pública possa buscar esse caminho da transferência com mais facilidade.

Dados do Censo Revelam Quase 3 Mi de Vagas Desocupadas

Conforme dados revelados Censo de Educação Superior de 2017 na semana passada, disponibilizados aqui pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), das mais de 10,7 milhões de vagas em cursos de graduação oferecidas no referido ano, quase 3 milhões, mais especificamente 2,8 mi, não foram preenchidas. Ainda segundo o governo, um dos principais fatores que contribuem para tal número é a alta taxa de desistência nos cursos de graduação, principalmente em cursos de licenciatura.

O Sisu Transferência vem como uma resposta imediata a esta situação e deve amenizar, em partes, o desperdício de dinheiro público com vagas não ocupadas no ensino superior público brasileiro.

Fonte: Portal G1

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *