MEC Altera Regras da Lista de Espera do Sisu 2019

Recentemente publicamos matéria aqui no Portal infoEnem informando que as inscrições no Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada – estarão abertas entre 22 e 25 de janeiro do ano que vem. Juntamente com a divulgação do cronograma oficial do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) aproveitou para anunciar uma mudança com relação a formação da Lista de Espera do programa.

Após a implementação desta novidade, os candidatos aprovados na chamada regular, independentemente da opção de curso, NÃO poderão manifestar interesse em participar da lista da espera, conforme consta na própria seção de dúvidas frequentes do site oficial:

O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Compreenda melhor nos tópicos a seguir como era antes e como será a partir desta edição do Sisu 2019.

Como Funcionava a Lista de Espera Antes

Até a edição passada do programa não poderia manifestar interesse em integrar a lista de espera somente o estudante aprovado em sua primeira opção de curso na chamada regular. Podia participar da lista todo aquele reprovado e sua primeira opção, incluindo estudantes selecionados em sua segunda escolha de carreira. Candidatos nesta situação podiam, inclusive, efetivar matrícula acadêmica no curso de segunda opção, iniciar as aulas e, simultaneamente, continuar concorrendo na lista de espera de sua opção preferencial. Era permitido se inscrever na lista apenas da primeira opção de curso.

Como Será a Lista de Espera no Sisu 2019

Com a alteração, conforme dito anteriormente, concorrentes convocados apenas em sua segunda opção de curso também não poderão participar da lista. Outra mudança é que o estudante apto a manifestar interesse em participar da lista de espera poderá escolher se quer fazê-lo na segunda ou na primeira opção de curso, para continuar disputando a vaga numa delas. Não será possível fazer parte da lista de ambas as opções, apenas de uma delas.

Quem Será Responsável por Convocações da Lista: Sisu ou Instituições?

A nova norma na lista de espera do Sisu 2019 levará em conta apenas os critérios para participação. Assim como a etapa de cadastro, que continuará ocorrendo em período específico na página do Sisu na internet (sisu.mec.gov.br), a fase de convocações também continuará com as mesmas regras, de forma que universidades e institutos federais com vagas remanescentes serão responsáveis pelas chamadas subsequentes, conforme esclarecido pelo programa:

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Cronograma oficial com as datas dos principais eventos do Sisu 2019.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *