Mais 1,6 Mi de Candidatos Farão Provas do Encceja 2018 Domingo (05)

Neste domingo, 5 de agosto, ocorre a aplicação da edição nacional das provas do Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – para mais de 1,6 milhão de candidatos de todo o Brasil.

A avaliação, organizada e executada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), serve tanto para candidatos que não concluíram os estudos no tempo adequado buscarem a certificação do ensino fundamental quanto do ensino médio.

Todos os inscritos podem verificar o local de prova por meio do cartão de confirmação da inscrição do Encceja 2018, disponível na versão digital no sistema online do Inep. Veja aqui o passo a passo para consultar o endereço completo de realização do exame.

Também é importante atentar-se para o horário de abertura dos portões e de início das provas, pois atrasos não serão tolerados. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Encceja é aplicado em dois períodos (manhã e tarde), conforme esclarecido pela próprio instituto nacional em nota oficial publicada pela assessoria de comunicação social:

As provas serão aplicadas no turno da manhã, das 9h às 13h; e no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os portões são abertos com uma hora de antecedência, e fechados 15 minutos antes do início da aplicação. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades. Em cada nível de ensino são quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma, e uma redação.

Do total de participantes confirmados nesta edição do Encceja, a grande maioria, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas, desejam obter o diploma do ensino médio, enquanto os 356.326 restantes almejam a certificação do ensino fundamental. Vale lembrar que, de acordo com os critérios divulgados em Edital, é preciso ter pelo menos 15 anos completos até amanhã para o ensino fundamental, enquanto no caso do ensino médio a idade mínima é de 18 anos.

Para conhecer as principais regras do Encceja, incluindo a pontuação necessária para obter o certificado, as orientações para solicitar a emissão do documento e ainda entender o que é declaração de proficiência, recomendamos a leitura de nossa página específica sobre o assunto.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *