Liberado PDF da Cartilha de Redação do Enem 2017 – Download Grátis

Na tarde desta segunda-feira (16) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou oficialmente a Cartilha do Participante Redação no Enem 2017, arquivo no formato PDF com download grátis que traz todas as orientações e esclarece critérios da prova textual do exame nacional.

O documento digital é divido basicamente em três partes:

  1. uma apresentação que descreve o motivo de sua divulgação e como os candidatos podem aproveitá-lo da melhor maneira;
  2. outra para esclarecimento da matriz de referência para a redação do Enem 2017, que fornece a descrição e explicações sobre cada competência, bem como os critérios / regras para atribuição de notas em cada uma delas;
  3. uma amostra de redações nota 1.000 da última edição do exame, com análise e comentários pertinentes de especialistas ressaltando os pontos fortes de cada texto selecionado e os motivos que o levaram a nota máxima.

Que mais informações sobre a cartilha? Assista ao vídeo que o infoEnem preparou sobre o assunto:

Como mostramos no vídeo, a novidade em relação a cartilha do ano passado fica por conta da publicação também de uma versão específica para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que reúne 26 vídeos com todo o conteúdo do arquivo tradicional. Seu acesso pode ser feito gratuitamente no perfil do Inep no Youtube, disponibilizado aqui.

Já os interessados em acessar a versão escrita da cartilha de redação devem fazê-lo nesta página.

Imagem da Capa da Cartilha de Redação Enem 2017. Reprodução: Inep.

Inep Garante Manutenção das Regras e Critérios de Correção

Como já havia adiantado na última sexta-feira (13), quando informou que o documento seria liberado hoje, o Inep não alterou as regras nem critérios para correção e atribuição de notas da redação. As 5 competências continuam as mesmas (confira), enquanto as normas de pontuação também.

Cada dissertação argumentativa será corrigida por dois avaliadores independentes, que não tomarão conhecimento do resultado atribuído pelo outro. Eles darão uma nota que varia de 0 a 200 pontos em cada competência, de forma que a escala da pontuação final será de 0 a 1.000. Caso haja uma discrepância superior a 80 pontos em qualquer uma das competências ou maior que 100 pontos no desempenho final, uma terceira correção será realizada. Persistindo a discrepância, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que decidirá a nota definitiva do participante.

 


Quer aprender ainda mais detalhes sobre as regras da redação e como estruturar um texto nota mil? Clique aqui e saiba como!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

LEONORA APARECIDA DOS SANTOS LOPES

OTIMA PROPOSTA

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *