Interessados no FIES já podem fazer sua inscrição

O portal do Ministério da Educação (MEC) divulgou esta semana nota para os estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2012. A notícia explica que os interessados podem se inscrever, exclusivamente pela internet, em qualquer data, pois o sistema permanece aberto ininterruptamente ao longo do ano.

O MEC também orienta que os estudantes já atendidos e beneficiados pelo fundo devem providenciar a renovação semestral dos contratos formalizados até o segundo semestre de 2011. Essa renovação deve ser realizada até o próximo dia 31 de março.

É importante que o estudante entenda que os contratos do Fies são renovados semestralmente, por meio de aditivo ao documento original de financiamento. No aditamento (renovação) simplificado, no qual ocorre apenas atualização dos dados pessoais e do valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta o estudante validar o pedido feito pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA) e comparecer à instituição de ensino na qual estiver matriculado para assinar a renovação.

Já quando há alterações mais profundas no contrato, como troca ou alteração na renda do fiador ou impacto no valor global do contrato, o aditamento é considerado como não simplificado. Nesse caso, após a validação do pedido de aditamento, o estudante deve comparecer à CPSA para assinar e pegar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deve ser levada ao banco para formalização do aditamento.

Vale ressaltar ainda que os estudantes que foram contemplados no Programa Universidade para Todos (ProUni) no início de 2012, para bolsas inferiores a de 100%, também podem aderir normalmente ao fundo e financiar o restante da mensalidade.

As novas inscrições e renovações devem ser feitas no SisFies, que é a página do Sistema Informatizado do Fies. Nela os interessados também encontram todas as informações sobre os benefícios do fundo.

 

Veja também:

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Regras e números do Fies | infoEnem – Rarfix

[…] Interessados no FIES já podem fazer sua inscrição […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *