Inscrições para o Vestibular UFPA 2014 estão abertas

Na sexta-feira passada, dia 4 de outubro, a UFPA (Universidade Federal do Pará) deu início ao período de inscrições de seu processo seletivo com entrada no primeiro semestre de 2014. O prazo segue aberto até o dia 25 de outubro e a taxa, no valor de R$ 20, deve ser paga até o dia 29 do mesmo mês, lembrando que estão isentos os candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, mediante comprovação desta condição.

O pretendente a uma vaga na instituição deve acessar o site do CEPS (Centro de Processos Seletivos da UFPA), assinalar a opção ¨inscrição e acompanhamento¨ e preencher o formulário online.

Nesta edição 100 % das vagas disponibilizadas pela UFPA serão preenchidas através do desempenho dos candidatos no Enem 2013, porém de 2 formas diferentes. Vejamos:

1. 80% das vagas serão ocupadas pelo Enem via vestibular tradicional, que será a única fase do concurso e cujo prazos e valores de inscrição foram citados acima;

2. 20% das vagas serão destinadas para concorrência via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambiente virtual do Ministério da Educação que possui edital e prazos próprios e que também utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério único para seleção dos estudantes.

Vale esclarecer aqui que os candidatos poderão concorrer a uma vaga na UFPA das duas formas, tanto pelo Enem/Processo Seletivo quanto pelo Enem/Sisu. E, como a própria instituição esclarece em sua página na internet:

¨Aos alunos que concluíram todo o ensino médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins, será concedido um bônus de 10% para a concorrência às vagas da UFPA.¨

Ao todo serão ofertadas 5.411 vagas em Belém e nos campi do interior. Se considerarmos também o Processo Seletivo Especial (PSE), o qual seleciona estudantes de origem indígena, remanescentes de quilombos e candidatos para os cursos de Etnodesenvolvimento, a universidade disponibiliza 7.804 vagas distribuídas em 156 cursos.

Quanto o sistema de cotas, a Federal do Pará destina 50% das vagas de cada curso para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos e 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Além disso, 5 vagas a mais podem ser criadas, sendo 2 para estudantes indígenas, 2 para estudantes quilombolas e 1 para Pessoas com Deficiência (PcD). Tanto no vestibular quanto no Sisu, o interesse pela concorrência no sistema de cotas deve ser informado no ato da inscrição.

Segundo boletim divulgado pela UFPA por volta das 18 h de ontem, até o momento mais de 47 mil candidatos já se inscreveram no vestibular da instituição.

Para mais informações, acesse o Edital do PS 2014.

0 Shares:
14 comments
  1. Boa noite, gostaria de saber sobre os 10% de bônus dados pela ufpa se são válidos para sisu e prouni.

  2. quero fazer minha inscrição da u.f.p.a mas ta dizendo que o meu c.p.f ja esta cadatrado o que ei faço???????

    1. Olá Carlos,
      Pode ser que o sr. já tenha efetuado a sua inscrição ou você pode estar colocando algum digito do seu cpf errado.
      Att,
      Isabela

  3. Eu fico perplexo com a capacidade critica de alguns, a sua tamanha indignação pelo erro alheio, tendo em vista que nada contribuem para o crescimento acadêmico de ninguém.

  4. Fico perplexo com a capacidade de alguns candidatos se pronunciarem em seus textos, não tendo o devido cuidado
    de observar a concordância tanto nominal quanto verbal.
    É lamentável!

  5. eu nao fiz o enem 2013 mais quero fazer a prova da ufpa, posso me escrever para disputar uma vaga para um curso de farmácia .

  6. Nas publicações recentes esta escrito que estão abertas as inscrições para o Enem só que não estou vendo onde;
    como faço para me inscrever ?

  7. Eu busco local que possa mi enformar os acontecimentos no decorre do tempo real de desenvolvimento no Enem
    para esto é preciso existir um sites com informações ja aderidas para consultas anexadas.

    1. infelizmente nao e possivel.Franciele porque o enem é um portal para as universidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like