Inscrições Para o Enem Abrem Nesta Segunda-Feira

A partir das 10 horas desta segunda-feira (06), estará aberto o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino médio (Enem). O encerramento das inscrições está previsto para o dia 17 de maio.

O que é preciso para realizar a inscrição?

Para realizar a inscrição no Enem 2019 o candidato deve acessar a página do participante (disponível neste link). Para os candidatos que requisitaram a isenção da taxa de matrícula para o exame basta realizar o login com número de CPF e senha. Já os candidatos que não fizeram a requisição devem criar a senha para poder acessar a página do participante.

Para isso, é necessário informar o número de CPF e data de nascimento, seguindo os dados declarados a Receita Federal. Além disso, devem ser informados um endereço de e-mail válido e um número de telefone ou de celular, de acordo com a preferência do candidato. Além disso, devem ser indicados o município onde o candidato deseja realizar as provas, e também qual a língua estrangeira desejada (espanhol ou inglês). Caso seja necessário, o candidato também deverá solicitar atendimento especializado ou específico.

O candidato também poderá anexar ao sistema de inscrição uma foto atual, que deve ser individual, colorida e nítida, com fundo branco e sem a utilização óculos e artigos de chapelaria. A foto deve enquadrar da cabeça até os ombros do candidato. No entanto, isso é opcional, cabendo ao estudante decidir quanto a inserção da fotografia.

Após a realização da inscrição, o candidato deve anotar o número de inscrição e também a senha, pois será através destes dados que será possível acompanhar o andamento da inscrição, assim como ao cartão de confirmação da inscrição e acesso aos resultados do exame. Além disso, o número de inscrição e senha também serão utilizados para a inscrição nos programas do governo, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e também o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Pagamento da taxa de inscrição

Para os candidatos que não tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, deverá ainda informar os dados para a geração da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), para que então seja realizado o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, até a data de seu vencimento, que será no dia 23 de maio.

Ressaltamos que todos os candidatos devem realizar a inscrição, mesmo aqueles que tiveram a isenção da taxa de matrícula. A única diferença é que para os alunos que têm direito à isenção, não haverá boleto para a efetivação da inscrição!

Estude para o Enem com o InfoEnem

Para mais informações sobre a realização do Enem 2019, assim como conteúdos novos diariamente, fique de olho na página do InfoEnem. Além disso, por valores muito acessíveis, você pode utilizar a nossa plataforma de simulados, com mais de 300 questões por mês, ou adquirir as nossas apostilas, com questões comentadas de vários exames do Enem. Você também pode adquirir a nossa apostila de redação, com dicas e análises exclusivas para você se sair bem durante o exame. Aproveite!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *