Inscrições no Vestibular 2019 da Unicamp Seguem Abertas

As inscrições no Vestibular 2019 da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – seguem abertas para os estudantes interessados em se candidatar a uma vaga numa das principais instituições públicas de ensino superior do país.

Nesta edição a universidade, localizada no interior do estado de São Paulo, oferece um total de 3.340 vagas distribuídas em 69 cursos presenciais de graduação, com oferta nas unidades sede de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Os participantes poderão se concorrer por formas de ingresso distintas, o processo seletivo institucional da Unicamp, organizado pela Comissão Permanente Para os Vestibulares (Comvest), ou por meio de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira detalhes de uma destas opções de entrada.

Provas Unicamp 2019

Nesta opção o prazo de inscrições segue até o final desta sexta-feira, dia 31 de agosto. A ficha virtual está disponível na página da Comvest na internet (comvest.unicamp.br/vestibular-2019/inscricao), no link “Formulário de Inscrição”. Após concluir o cadastro, os candidatos devem quitar a taxa de R$ 170, lembrando que o prazo para pedidos da isenção ou redução desse valor venceu em 10 de agosto.

As seleção ocorre em duas etapas:

  1. a primeira fase será realizada no dia 18 de novembro e contará com uma prova de Conhecimentos Gerais composta por 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento do Ensino Médio, incluindo questões interdisciplinares. O tempo de resolução será de 5h30min. Além da capital de SP, Campinas e inúmeras cidades do interior do estado, as provas também serão aplicadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e, pela primeira vez, em Salvador (BA) e Curitiba (PR);
  2. a segunda fase acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2019 e trará questões dissertativas sobre todas as áreas do conhecimento do ensino médio, sendo idêntica para candidatos de todos os cursos.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 21 a 25 de janeiro de 2019.

Conforme o Edital (acesse), a Divulgação da lista de aprovados na 1ª fase, locais de provas da 2ª fase e notas de corte serão divulgados no site da Comvest em 10 de dezembro. Já o resultado final com a convocação dos selecionados para cada curso sairá em 11 de fevereiro, com matrícula online no dia 12 seguinte. A segunda chamada sairá em 14 de fevereiro.

Datas e formas de ingresso da Unicamp, incluindo vestibular indígena e olimpíadas científicas.

Vestibular Enem – Unicamp

Segundo esclarecimentos no próprio portal da Comvest, as oportunidades ocupadas pelo exame nacional serão direcionadas a grupos específicos, distribuídas da seguinte maneira e lembrando que serão aceitas as edições do Enem 2018 ou 2017:

  • 10% de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • 5% de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
  • 5% de estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos.

O prazo de inscrições ainda não começou, sendo que estará aberto entre 15 de outubro e 14 de novembro, ou seja, com encerramento após as provas da edição deste ano, que ocorrem em 4 e 11 do mesmo mês (saiba mais).

Assim que o Edital do e link de inscrições para disputa pelo Enem for lançado publicaremos em primeira mão no Portal infoEnem.

Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas

Neste ano Unicamp ainda apresenta mais duas novidades no seu vestibular: a modalidade indígena e as olimpíadas científicas.

No primeiro caso o período de cadastro, que já está valendo, segue até 14 de setembro, neste endereço eletrônico e sem custo de inscrição. A oferta é de 72 vagas em diversas carreiras, sendo que podem concorrer candidatos que comprovarem pertencer a uma das etnias indígenas do território brasileiro por meio de documentação exigida.

Na opção das olimpíadas será possível usar o resultado em competições de conhecimento para ingresso numa das 90 carteiras disponíveis. As inscrições vão ficar disponíveis de 21 de novembro a 10 de janeiro de 2019 e o Edital com todas as normas será publicado aqui.