Inscrições no Vestibular 2018 da Unesp Para Mais de 7,3 Mil Vagas

Nesta segunda-feira (11) foram abertas as inscrições para o Vestibular 2018 da Unesp, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, que nesta edição disponibiliza 7.365 carteiras em 173 cursos presenciais de graduação distribuídos por todo o estado.

As inscrições são aceitas até 9 de outubro e devem ser realizadas somente pela internet, no site da Fundação Vunesp, responsável pela elaboração e organização do processo seletivo.

Durante o preenchimento do formulário, além do curso, os candidatos deverão optar pela modalidade de ingresso, lembrando que 50% das vagas para cada curso estão reservadas para estudantes que cursaram integralmente em escolas públicas o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao final do procedimento de inscrição, será preciso pagar a taxa de R$ 170.

Isenção Total ou Parcial da Taxa

Conforme as regras e calendário do Vestibular 2018, hoje é o último dia para candidatos solicitarem a isenção total ou parcial (redução) da taxa. Poderão requerer o benefício aqueles que se enquadram nas seguintes condições:

  1. redução de 50% do valor – alunos inscritos no último ano do ensino médio ou em curso pré-vestibular que estejam desempregados ou façam parte de família com renda menor que dois salários mínimos por pessoa. Deferimento sai em 26 de setembro;
  2. Isenção total do custo – destinada a estudantes que concluírem, até 2 de fevereiro de 2018, o ensino médio na rede pública de ensino ou na privada como bolsista integral, além de comprovar renda média familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.405,50), por pessoa. O resultado com a lista dos 7.365 beneficiados sairá em 5 de outubro;
  3. redução de 75% do valor – quem concluir o ensino médio neste ano em escolas públicas do estado de São Paulo terá redução de três quartos do valor total. Neste caso, será preciso se cadastrar normalmente no site da Vunesp e realizar o pedido por lá no mesmo prazo de inscrições normal (até 9 de outubro).

Provas do Vestibular Unesp 2018

Assim como nos últimos anos, esta edição contará com duas fases e será aplicada nos municípios de Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG), além da capital do estado de São Paulo e mais 30 cidades do interior.

A primeira fase será em 15 de novembro e trará 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. A segunda etapa, por sua vez, será aplicada nos dias 17 e 18 de dezembro e será composta por 36 questões dissertativas de disciplinas específicas ao curso escolhido e uma redação (dissertação).

O resultado final com a relação de candidatos aprovados na primeira chamada do processo seletivo será divulgado em 7 de fevereiro de 2018, também no Portal da Vunesp, após prazo de confirmação de interesse pela vaga entre os dias 2 e 5 anteriores.

Vestibular Unesp e Enem

Os candidatos desta edição que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) em 5 e 12 de novembro poderão usar o resultado das provas objetivas para composição da nota final de conhecimentos gerais (1ª fase) no Vestibular 2018 da Unesp.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *