Inscrições no Sisu 2018 Vão de 29 de Janeiro e 1° de Fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou quando terá início o próximo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada. De acordo com a pasta, o período de inscrições no Sisu 2018 estará aberto entre 29 de janeiro e às 23h59min do dia 1° de fevereiro.

Assim como nas edições anteriores, o sistema usará exclusivamente a nota dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, no caso o Enem 2017, como critério para classificação nas universidades públicas participantes.

Os pré-requisitos para participar da disputa, além de ter realizado a prova passado do Enem, é ter participado dos dois dias de avaliação, ter obtido nota superior a zero na redação e possuir diploma de conclusão do ensino médio.

Atendendo as exigências mencionadas acima, o candidato poderá se cadastrar no período indicado diretamente no site oficial do sistema na internet, por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. A inscrição será gratuita e cada candidato poderá optar por até duas opções de curso, turno e universidade, sendo possível alterá-las quantas vezes quiser durante esta fase.

Conforme dados oficiais do MEC, serão oferecidas 239.601 vagas em cursos presenciais de graduação de 130 instituições públicas de ensino superior, seguindo a divisão a seguir.

  • 30 instituições públicas estaduais, que envolvem 1 centro universitário, 7 faculdades e 22 universidades;
  • 100 instituições públicas federais, com 2 centros de educação tecnológica, 1 faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.

Segundo declaração do coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC, Fernando Bueno, paras as instituições o Sisu é uma ótima opção alternativa aos vestibulares tradicionais, a exemplo das universidades federais, que participam “em peso” nos sistema unificado:

O Sisu é uma ferramenta de que as instituições públicas podem se utilizar para fazer o processo seletivo. Ele é por adesão e não é obrigatório. Das nossas 63 universidades federais, por exemplo, atualmente 61 já ofertam vagas.

O calendário com as datas de todos os eventos, como a liberação do resultado contendo a lista de aprovados na chamada regular e o prazo para formação da lista de espera, ainda não foi divulgado.

Em nota oficial, no entanto, a Assessoria de Comunicação Social do MEC já afirmou que a segunda edição do sistema, o Sisu 2018/2, que selecionará estudantes para cursos com início no segundo semestre, ocorrerá no final do mês de maio.

 

Para mais informações e detalhes, veja este vídeo do professor Fernando Buglia (fundador do portal infoEnem) falando sobre o SiSU.

 

Além disso, se você pretende participar do Sisu 2018, recomendamos a leitura deste artigo com 5 dicas para quem ainda não conhece o sistema.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *