Inscrições no Sisu 2017 Ficarão Abertas de 24 a 27 de Janeiro

Na tarde de ontem, quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) postou uma matéria em sua página oficial confirmando que as inscrições no Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada – estarão abertas entre 24 e 27 deste mês de janeiro, conforme já havíamos previsto aqui.

De acordo com a portaria que regulamenta o processo seletivo, esta edição preencherá 238.097 vagas em 6.484 cursos de 131 instituições públicas de ensino superior, das quais fazem parte 61 universidades federais.

Além disso, o MEC também providenciou uma mudança que visa flexibilizar ainda mais a autonomia das instituições participantes do Sisu na forma de usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) para inscrição e cálculo da nota final dos candidatos.

Desta edição em diante, as universidades e institutos federais que ofertam vagas não terão a obrigatoriedade de indicar notas mínimas (saiba mais) nas provas do Enem para que os candidatos possam se inscrever em cada opção de curso e turno.

A portaria determina que as instituições terão autonomia para continuar a fazê-lo, para trocar as pontuações mínimas por uma média mínima referente a todas as pontuações do exame ou ainda utilizar os dois critérios combinados.

Conforme o próprio MEC, além de aumentar a liberdade das instituições para uso das notas do exame, a mudança deve ainda refletir em mais oportunidades para estudantes que conseguem média considerada adequada para um curso/turno, mas que têm desempenho inferior em uma das provas das áreas objetivas ou na redação.

Além destas novidades, o edital publicado no Diário Oficial da União ainda realize um ajuste para facilitar a prática operacional das instituições após a convocação dos selecionados. Para isso, diferencia e caracteriza matrícula de registro acadêmico, confusão que gerava problemas com diversos estudantes.

Acesse a portaria divulgada nesta quinta-feira (05) e confira todas as regras do Sisu 2017, que terá cobertura completa aqui no maior Portal do Enem.

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




5 Comentários

valdir olimpio

me ajuda a fazer incriçao sisu

Responder

valdir olimpio

É concomitante desenvolvimento e conhecimento

Responder

Consulte Cursos e Vagas do Sisu 2017, Inscrições Começam Dia 24 | infoEnem

[…] de informar que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2017) serão abertas na próxima terça-feira (24), o […]

Responder

Erielle

Só pode se escrever no sisu e prouni que fez o enem ?

Responder

InfoEnem

Olá Erielle,
Sim, somente que fez o Enem 2016!
abs
Matheus

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *