Inscrições no Fies 2019 Encerram Nesta Quinta-feira (14)

As inscrições no Fies 2019 – processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil referente ao primeiro semestre deste ano – encerra nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, pontualmente às 23h59min (horário de Brasília).

Podem participar tanto alunos que já estão matriculados numa instituição privada de ensino superior e desejam o financiamento quanto aqueles que ainda não cursam o ensino superior. Para isso é necessário se enquadrar nas seguintes exigências:

  • ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas das provas, além de não ter zerado a redação;
  • possuir renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa para concorrer as 100 mil vagas da modalidade Fies (juros zero);
  • comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 5 salários mínimos per capta para disputar uma dos 450 mil contratos do P-Fies (baixa taxa de juros).

Como Fazer a Inscrição?

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Fies Seleção: http://fies.mec.gov.br. Quem estiver acessando pela primeira vez o sistema deve clicar em “Minha inscrição” e depois no botão “Primeiro acesso? Clique aqui.” para realizar o cadastro com CPF e senha.

Após completar os campos com seus dados o estudante então receberá no e-mail informado o link para ativação do cadastro. Uma vez ativado o cadastro, o mesmo já poderá acessar o sistema, preencher os dados requeridos e indicar até 3 opções de cursos dentre aqueles disponíveis.

Conforme o cronograma desta primeira edição da seleção do Fies 2019, o resultado com a lista de aprovados nas modalidades Fies e P-Fies sairá no dia 25 de fevereiro, no próprio portal do programa. Os classificados terão prazo entre 26 de fevereiro e 7 de março para acessarem o sistema informatizado do fundo (SisFies) e efetivarem a complementação das informações com os dados necessários para a contratação do financiamento estudantil. Os não aprovados será automaticamente remanejados para a lista de espera, cujas convocações ocorrerão entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril.

Conforme esclarecido em nota oficial pelo Ministério da Educação (MEC), agora os estudantes terão financiamento de pelo menos metade da mensalidade:

(…) os interessados em obter financiamento estudantil pelo Fies podem contar com a garantia de percentual de financiamento mínimo de 50% do curso escolhido, desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *