Inscrições no Fies 2018/2 Seguem Até Este Domingo (22)

As inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil referente ao segundo semestre deste ano, o Fies 2018/2, seguem abertas até às 23h59min deste domingo, dia 22 de julho. A oferta é 155 mil novos contratos, sendo 50 mil na modalidade do programa com juro zero.

Para poder se candidatar ao benefício do financiamento o estudante deve ter prestado qualquer edição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – do ano de 2010 em diante, além de ter conquistado média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Há diferenças nas exigências e também nas características do financiamento para as distintas variações do Fies, conforme descrito a seguir:

  • Juro zero – nesta opção, na qual não há cobrança de taxa, é necessário comprovar renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. O financiamento mínimo dos contratos é de 50% do valor da mensalidade do curso, enquanto o limite máximo semestral em valor total é de R$ 42 mil;
  • P-Fies – nesta modalidade existe a cobrança de taxa sobre o financiamento após a conclusão do curso, sendo necessário comprovar pertencer a família com renda total de até cinco salários mínimos. Aqui os contratos operam com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.

A inscrição é gratuita e deve ser feita online, no portal Fies Seleção, pelo endereço eletrônico fies.mec.gov.br. Após um breve cadastro, o candidato pode consultar todas as vagas, cursos e instituições disponíveis nesta opção e fazer sua escolha de inscrição. O passo a passo para criar uma conta e depois se inscrever pode ser conferido em artigo tutorial publicado aqui no infoEnem (veja na íntegra).

O resultado com a lista de aprovados na chamada única sairá no final deste mês, na data de 27 de julho. Quem for classificado terá prazo que inicia no mesmo dia da liberação da relação de classificados e encerra em 31 do mesmo mês para concluir a inscrição online no Sistema Informatizado do fundo (SisFies).

Conforme esclarece nota oficial, só podem ser disponibilizados no Fies cursos com avaliações positivas do Ministério da Educação (MEC) ou autorizados:

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter aproveitamento acadêmico para permanecer com o financiamento.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *