Inscrições no Enem 2016 Encerram na Noite de Hoje

Os interessados em participar nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não se inscreveram têm somente até às 23h59 desta sexta-feira (20 de maio) para garantir sua participação no exame.

O processo é realizado exclusivamente na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet, por meio deste link: enem.inep.gov.br. Para fazer a inscrição, basta seguir os passos desta matéria, lembrando que é preciso possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail válido.

Ao final do procedimento da inscrição, haverá três possibilidades distintas em relação ao pagamento da taxa no valor de 68 reais:

  • Isenção automática: os matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública estão automaticamente isentos de pagar este valor, sendo que nem haverá a opção de gerar boleto ou pedir a isenção nesses casos;
  • Declaração de carência: os candidatos que não encontram-se na situação anterior mas que estão na condição de vulnerabilidade socioeconômica poderão declarar carência, ficando isentos de pagar a inscrição;
  • Pagamento da GRU: todos os outros concorrentes deverão gerar e imprimir o Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento até às 21h59 da data de 25 de maio, em qualquer agência bancária, dos correios ou casa lotérica, para confirmar a inscrição.

É importante esclarecer que, no caso daqueles que pagarem o boleto, a confirmação no sistema poderá demorar alguns dias ou até semanas. Portanto. é absolutamente normal, durante este período, que tais estudantes se depararem, na página de acompanhamento da inscrição, com a frase “Inscrição não confirmada”.

Já aqueles que declararem carência e não comparecerem nas provas, marcadas para 5 e 6 de novembro, perderão o direito ao benefício caso precisem prestar o Enem novamente no ano de 2017.

Atualmente o exame é utilizado como critério de seleção por inúmeras faculdades e também é aproveitado em programas do governo de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *