Inep Publica Edital do Enem 2016 – Veja Novidades e Mudanças

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 – foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 15 de abril.

Como já havia sido anunciado pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante no dia anterior, o documento, além da principais datas, traz algumas novidades e também mudanças em relação ao ano passado. Confira as principais delas elencadas abaixo.

Datas das Inscrições

As inscrições ficarão abertas durante dez dias, no prazo que inicia às 10h de 9 de maio e encerra às 23h59 do dia 20 do mesmo mês.

Pagamento da Taxa

Eis a primeira mudança. A taxa de inscrição, que no ano passado havia subido para R$ 63, sofreu novo reajuste, atingindo o valor de R$ 68. O guia de recolhimento da União (GRU) poderá ser quitado até 21h59 do dia 25 de maio.

A novidade aqui é que o GRU poderá ser pago em qualquer banco (Itaú, Caixa Econômica, Santander, Bradesco, Banco do Brasil etc.), agências dos Correios e casas lotéricas. Até o ano passado a compensação só podia ser feita no Banco do Brasil e nos Correios.

Com relação a isenção da taxa, continuará sendo concedida para concluintes do ensino médio da rede pública e também para auto declarados carentes. Aqueles que conquistaram o benefício na última edição e não compareceram às provas perderão esse direito.

Aplicativo Enem 2016

Esta edição do exame também traz uma inovação para dar mais praticidade e comodidade aos candidatos: trata-se do Aplicativo Enem 2016, que poderá ser usado pelos participantes para acompanhamento das inscrições, para guardar os dados (senha e número de inscrição) e também para receber avisos e notificações do Inep sobre o exame.

enem_logo

Identificação Biométrica

Além dos já utilizados detectores de metais, para evitar entrada com aparelhos que possibilitem fraudes, como pontos eletrônicos, o Enem 2016 contará também com um novo procedimento de segurança: a identificação biométrica. Através dela, a impressão digital de cada candidato será recolhida em algum momento durante um dos dias de provas, para evitar que alguma pessoa se passe por um dos inscritos e faça a prova em seu lugar.

Horários, Cartão de Inscrição, Candidatos Especiais e Travestis/Transexuais

Nestes três quesitos o governo manteve as mesmas regras da última edição do Enem. Portanto, as provas começarão às 13h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, sempre respeitando o horário oficial de Brasília.

O cartão de confirmação de inscrição, que entre outros dados informa o local de realização das provas, será disponibilizado para acesso no sistema do Inep, poupando gastos desnecessários com impressão e frete para inscritos de todo o Brasil, a exemplo do ocorrido em 2015.

Os candidatos com deficiência ou necessidades específicas terão direito a atendimento especializado, desde que façam as devidas solicitações no sistema do Enem e enviem os documentos exigidos, durante o período de inscrições.

Mais uma vez os candidatos Transexuais e Travestis que pretendem ser identificados pelo nome social poderão se inscrever desta maneira. Para isso deverão encaminhar cópia de documento de identificação com foto na Página do Participante, em prazo específico.

Data e Modelo das Provas

Como ocorre normalmente em ano de eleições, as provas do Enem 2016 acontecerão em novembro, no final do semana dos dias 5 e 6. O modelo com 180 questões mais a redação continua o mesmo, sendo que no sábado os candidatos terão 4 h e 30 min para resolver 45 itens de Ciências Humanas mais 45 de Ciências da Natureza. Já no domingo serão 5h e 30 min para 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a escrita da Redação.

O edital completo com todas as informações e regras do exame pode ser consultado aqui. Para começar sua preparação com o pé direito, conheça os melhores serviços/materiais disponíveis no mercado, ofercecidos pelo Portal infoEnem:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




15 Comentários

cristiane

so queria entender pra alguns que so vao fazer o segundo grau por qual motivo prescisa se fazer uma redaçao ?

Responder

Severino Ferreira da Silva

Solicitei no portal Infoenem e fui rejeitado.

Responder

Hilda Costa

Que bom, todos fazendo parte desse processo

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *