Inep Pubilca Microdados do Enem 2017

Durante esta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou os microdados do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, atendendo a demanda por informações específicas.

Conforme esclarece o próprio instituto em nota publicada pela sua assessoria de comunicação social, a finalidade da revelação destes dados é fornecer estatísticas importantes que podem ser utilizadas para embasar estudos e pesquisas de instituições especializadas:

O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.

Ainda segundo esclarecimentos do Inep, as informações são disponibilizadas no formato “.csv“, que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula. Elas envolvem, entre outros detalhes, as provas e gabaritos digitalizados, números sobre cada uma das 180 questões, desempenho individual com as notas e questionário respondido por cada um dos participantes inscritos.

Além disso, o documento conta também com uma espécie de dicionário cujo arquivo está no formato “.ods” e foi criado para facilitar a compreensão de termos técnicos, de forma a atender a política de dados abertos.

Clique aqui para consultar a página contendo os microdados de diversas provas do Inep. Para acessar as informações do exame nacional, vá em “Enem” e depois escolha o ano referente a opção de seu interesse, no caso a prova de 2017.

Para evitar o uso indevido e manipulações de informações para publicidade e favorecimento de instituições privadas de ensino por meio do polêmico ranking do Enem, o Inep deixou de publicar publicar o resultado por escola desde a última edição.

No referido boletim o resultado era coletivo por escola ou unidade educacional, desde que tais instituições atendessem a algumas exigências básicas, como atingir a quantidade mínima de participantes concluintes do ensino médio e ter realizado o cadastro prévio.

Fonte: Portal Inep

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *