Inep Libera Resultado do Recurso de Isenção da Taxa Enem 2018

No último sábado (05), a partir das 15h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta do resultado do recurso dos pedidos negados de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – e de justificativa de ausência na edição de 2017.

Os candidatos podem verificar a resposta do Inep ao recurso pela internet, na página do participante, após inserir o CPF e a senha cadastrada no sistema de pedidos de isenção durante o período de cadastro. Logo após efetuar o login, o estudante verá o alerta “Resultado do Recurso”. A frase “Isenção Aprovada” em verde aparecerá para quem teve o recurso aceito, enquanto a mensagem “Isenção Reprovada”, escrita em vermelho, será emitida para aqueles que tiveram o recurso negado.

Conforme esclarecido pelo instituto, no caso dos pedidos indeferidos novamente o sistema ainda esclarecerá o motivo específico da negativa, conforme descrito abaixo. Vale lembrar que, conforme regras do Enem 2017, quem obteve a gratuidade e faltou naquela edição só poderia obter o benefício este ano mediante justificativa de ausência aceita.

  • Justificativa de falta no Enem 2017 aceita porém não atende aos critérios para isenção em 2018;
  • Não se enquadra nas regras para ser isento no Enem 2018;
  • Se encaixa nas condições de isenção neste ano mas teve a justificativa de falta de 2017 reprovada;
  • Justificativa de ausência ao Enem 2017 não atende aos critérios estabelecidos no Edital do Enem 2018;
  • Justificativa de falta no ano passada aceita, porém não se enquadra nos pré-requisitos da isenção pelo Decreto 6.135;
  • Justificativa de falta no ano passada aceita, no entanto não respeita as normas da isenção pela Lei 12.799 de 2013.

Tanto aqueles que tiverem os recursos aceitos como negados devem efetivar a inscrição online que começou nesta segunda-feira (07) e segue até 18 de maio, no Portal do Inep. Os beneficiados já estão automaticamente isentos, enquanto o restante deverá quitar a GRU – Guia de Recolhimento da União – no valor de 82 reais até a data limite de 23 de maio.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *