fbpx

Inep Libera Provas e Gabarito do Enem 2017 (Oficial)

Inicialmente com divulgação prevista para quinta-feira (16), os arquivos das provas digitalizadas e o gabarito do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio – tiveram sua liberação antecipada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para esta terça (14).

Os documentos, todos no formato pdf, estão disponíveis para download gratuito e trazem a lista de respostas corretas e cada caderno de questões referente a cada dia de aplicação, além dos arquivos das provas Laranja (braile e ledor) e Verde (Libras – Língua Brasileira de Sinais).

Segue a lista com os referentes links abaixo, basta clicar sobre cada um deles para baixar o material.

Enem 2017 – (05 e 12 de novembro)

Sobre este último caderno (Verde), o Inep esclareceu que “foi o que acompanhou a videoprova traduzida em libras” e que, além disso, todo o seu conteúdo será postado em seu canal oficial no Youtube, até a data de 16 de novembro.

Gabarito Apenas Não Permite Estimar a Nota do Candidato

Como sempre esclarecemos aqui após a divulgação do gabarito oficial do Enem, é importante lembrar que este poderá ser usado apenas para o candidato saber quantas questões acertou das 180, mas somente com esse dado não possível estimar sua nota.

Isso porque a metodologia de correção e atribuição de notas usado pelo Inep e pelo consórcio aplicador é o modelo matemático da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o nível das questões, a proficiência dos candidatos e o padrão de acertos, para identificar os prováveis acertos por “chutes”. Para saber mais sobre ela, recomendamos a leitura deste artigo.

O resultado do Enem 2017, com as notas dos participantes em cada prova, sairá apenas em 19 de janeiro do ano que vem, no boletim individual de desempenho.