Inep Libera Provas e Gabarito do Enem 2017 (Oficial)

Inicialmente com divulgação prevista para quinta-feira (16), os arquivos das provas digitalizadas e o gabarito do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio – tiveram sua liberação antecipada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para esta terça (14).

Os documentos, todos no formato pdf, estão disponíveis para download gratuito e trazem a lista de respostas corretas e cada caderno de questões referente a cada dia de aplicação, além dos arquivos das provas Laranja (braile e ledor) e Verde (Libras – Língua Brasileira de Sinais).

Segue a lista com os referentes links abaixo, basta clicar sobre cada um deles para baixar o material.

Enem 2017 – (05 e 12 de novembro)

Sobre este último caderno (Verde), o Inep esclareceu que “foi o que acompanhou a videoprova traduzida em libras” e que, além disso, todo o seu conteúdo será postado em seu canal oficial no Youtube, até a data de 16 de novembro.

Gabarito Apenas Não Permite Estimar a Nota do Candidato

Como sempre esclarecemos aqui após a divulgação do gabarito oficial do Enem, é importante lembrar que este poderá ser usado apenas para o candidato saber quantas questões acertou das 180, mas somente com esse dado não possível estimar sua nota.

Isso porque a metodologia de correção e atribuição de notas usado pelo Inep e pelo consórcio aplicador é o modelo matemático da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o nível das questões, a proficiência dos candidatos e o padrão de acertos, para identificar os prováveis acertos por “chutes”. Para saber mais sobre ela, recomendamos a leitura deste artigo.

O resultado do Enem 2017, com as notas dos participantes em cada prova, sairá apenas em 19 de janeiro do ano que vem, no boletim individual de desempenho.

Compartilhar

Comentários

Inep Libera Microdados das Provas do Enem 2016 • infoEnem | infoEnem

[…] relacionados a edição do ano passado do exame, como as provas e os gabaritos digitalizados (confira aqui), mais detalhes sobre as questões, além das notas e um questionário respondido pelos […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *