Inep Libera Microdados das Provas do Enem 2016

No início desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio, liberou os microdados das provas do Enem 2016.

Neste tipo de publicação o instituto disponibiliza, para consulta de qualquer cidadão interessado, informações e números relacionados a edição do ano passado do exame, como as provas e os gabaritos digitalizados (confira aqui), mais detalhes sobre as questões, além das notas e um questionário respondido pelos participantes.

O arquivo é dividido basicamente em duas partes, os itens e dicionário. A primeira delas traz uma planilha específica com dados sobre as questões, como grau de dificuldade, competências e habilidades, entre outros. Já a outra trata de variáveis contidas em cada base.

O download da pasta compactada pode ser realizado clicando neste link, lembrando que o documento está disponível no formato “.csv“, que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula. Justamente para compreensão adequada dos termos e variáveis dispostos na organização dos dados foi criado o dicionário, cuja consulta é imprescindível.

Segundo nota da assessoria de comunicação social do Inep, a finalidade de tornar públicos todos estes números e dados é fornecer informações relevantes para estudos e uso por instituições e de pesquisas relacionadas a educação:

O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *