Inep Encerra Hoje Consulta Pública Sobre Mudanças no Enem 2017

A consulta pública sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) encerra nesta sexta-feira, 17 de fevereiro. O prazo para participação popular terminaria na semana passada, dia 10, mas foi estendido até às 23h59 de hoje para que mais pessoas pudessem opinar.

O ambiente virtual foi criado para que as pessoas pudessem se posicionar escolhendo entre as pautas e respostas disponibilizadas neste formulário online criado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão responsável pela elaboração e realização do Enem.

Os principais questionamentos que fazem parte da consulta diziam respeito ao modelo de prova e aplicação do exame. O primeiro dava opção de escolher entre manter o formato atual (180 questões em dois dias de prova) ou reduzir para apenas um dia, com no máximo 100 questões. O segundo item questionava, no caso da manutenção do modelo vigente, se a aplicação deveria ocorrer num único fim de semana, num domingo e uma segunda-feira ou em dois domingos seguidos.

Apesar dos esforços do Inep, inclusive enviando um convite para opinião dos mias de 6 milhões de participantes do Enem 2016, a adesão a consulta de acordo com balanço parcial ainda é baixa. Segundo relatório do instituto, até às 8h desta quinta-feira (16) apenas 570 mil pessoas responderam a consulta.

O resultado deve ser informado na próxima semana, incluindo também a divulgação de quando será liberado o Edital do Enem 2017, que informará quais mudanças propostas na consulta pública de fato serão implementadas nas provas deste ano.

Vale esclarecer, por fim, que não se trata de uma votação, o que não implica que o que a maioria opinar será de fato realizado no exame. Vamos aguardar informações oficiais e assim que tivermos mais detalhes sobre o assunto traremos em primeira mão aqui.

Compartilhar

Comentários

Em Dois Domingos, Enem 2017 Pode Ser Menos Cansativo e Mais Estressante | infoEnem

[…] e cidadãos (42,30% optaram pelo novo formato de dois domingos seguidos) que participaram da consulta pública sobre mudanças no exame, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *