Inep Encerra Capacitação Para Corretores de Redação do Enem 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por elaborar, organizar e aplicar o Enem, encerrou no último final de semana o programa de capacitação dos corretores das redações dos candidatos do exame nacional.

Conforme informado pela Assessoria de Comunicação Social do Inep, o treinamento presencial foi aplicado em 45 cidades brasileiras a 12.891 profissionais que ficarão responsáveis pelas correções. Além disso, nos dias 12 e 13 de novembro, 379 supervisores também foram capacitados em 23 capitais.

Esta última etapa, que ocorreu em três dias, consistiu basicamente no Encontro dos coordenadores pedagógicos estaduais para elaboração do caderno de redações comentadas, sendo realizada unicamente em Brasília.

De acordo com o Edital do Enem 2016, cada redação passará pelas mãos de pelo menos dois corretores. Eles avaliarão cinco competências (veja aqui) e atribuirão notas que podem ser de 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 pontos em cada uma. Aquele candidato que gabaritar todas elas chegará a nota máxima, 1.000 pontos.

A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Caso haja diferença entre atribuições dos dois corretores que seja maior que 100 pontos na nota final ou maior que 80 pontos numa competência específica, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro corretor. Nesta situação, o desempenho final do candidato será igual média das duas notas totais que mais se aproximarem.

Esses professores farão as correções das redações das três aplicações do Enem 2016: da prova de 5 e 6 de novembro, cujo tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”; da edição que vai ocorrer em 3 e 4 de dezembro para estudantes que estavam locados em locais de provas ocupados pelos protestos; e do Enem 2016 PPL (Para Pessoas Privadas de Liberdade), que acontecerá em 13 e 14 de dezembro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *