Inep Divulga Todas as Etapas de Elaboração/Aplicação do Enem

A gestão atual do Ministério da Educação (MEC) tem procurado ser mais transparente em relação a todos os processos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Seguindo esta linha, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela organização da avaliação, divulgou mídia com todas as etapas de elaboração e aplicação do exame.

Chamado de “Operação Enem“, o infográfico revela todos os procedimentos envolvidos antes, durante e após a aplicação do maior concurso do Brasil. E não limita-se a apenas mencioná-los, uma vez que também descreve detalhadamente cada um deles, listados a seguir.

  1. 10 passos para a elaboração das questões que vão compor o Banco Nacional de Itens (BNI);
  2. período de inscrições e definição do ensalamento;
  3. elaboração das provas e diagramação dos cadernos de questões;
  4. armazenamento e interiorização das provas;
  5. capacitação/treinamento online e a distância dos milhares de colaboradores que irão atuar no exame;
  6. distribuição dos malotes de provas e aplicação do Enem;
  7. logística reversa para encaminhamento dos cartões-resposta e folhas de redação para avaliação do consórcio aplicador;
  8. correção das provas e redações, atribuição de notas e divulgação do resultado.

Além de todas as informações, a mídia ainda traz algumas curiosidades interessantes. Você sabia, por exemplo, que a elaboração das questões começa no ano anterior, antes mesmo da última edição ser aplicada? No caso do Enem 2017, por exemplo, os itens que iriam entrar para o BNI começaram a ser elaborados antes mesmo da aplicação do exame de 2016.

Outro dado interessante, também relacionado a datas, é que as provas ficam prontas normalmente no início do segundo semestre, possivelmente no mês de agosto. Isso significa que não adianta se preocupar com fatos da atualidade que ocorrerem deste período em diante, pois não há possibilidade alguma de aparecerem na prova.

Se interessou pelo infográfico “Operação Enem“? Então clique aqui para vê-lo na íntegra.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *