Inep Divulga Resultado Enem 2016 – Vejas as Notas Aqui

O resultado do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio – foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (18). O boletim individual de desempenho traz as notas dos candidatos para as quatro provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e a Redação.

Presente com você em toda sua preparação para o exame, o Portal infoEnem não poderia deixar de estar presente neste momento tão importante. Por isso trazemos na sequência os passos para orientá-lo no acesso ao seu resultado no Enem 2016. Confira:

  1. Primeiramente você precisa acessar sua área exclusiva no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Basta acessar a página do participante;
  2. Faça login inserindo seu CPF e a senha cadastrada durante a inscrição do Enem 2016. Não se esqueça de selecionar a imagem solicitada antes de avançar. Caso tenha esquecido sua senha, poderá redefini-la seguindo as orientações desa matéria;
  3. Depois de entrar no sistema basta escolher a opção de “resultado do Enem 2016”;
  4. Pronto! Conforme informado no início da matéria, na tela seguinte você irá visualizar uma tabela com as notas para as cinco provas do exame.

Confira também este breve vídeo tutorial no qual mostramos como fazer os passos acima!

É importante mencionar que as notas das provas objetivas possuem uma metodologia de cálculo diferenciada, a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Neste modelo matemático existem notas mínimas e máximas com base no desempenho geral, motivo pelo qual o estudante que errou todas as questões de uma determinada prova consegue pontuação maior que zero enquanto aquele que gabaritou não obtém nota mil.

A redação, por sua vez, possui uma escala de pontuação bem determinada. São avaliadas cinco competências, com nota de 0 a 200 para a cada uma, que somadas podem atingir a nota mínima de 0 ou a máxima de 1.000 pontos.

Vale lembrar ainda que o espelho ou vista pedagógica da correção da redação, que traz uma imagem da dissertação do candidato, a pontuação detalhada em cada competência e mais informações, será divulgada posteriormente pelo Inep, em data ainda não informada.

O resultado do Enem 2016 poderá ser usado para a certificação do ensino médio (pelo último ano, pois a partir do Enem 2017 não trará mais esta opção), para disputa de vagas em instituições públicas de ensino superior Sisu) para bolsas em instituições particulares com o Prouni ou ainda financiamentos no ensino superior privado com o Fies.

Tela de Resultado do Enem 2016. Imagem: Reprodução/Inep

Resultado do Enem Também Estará Disponível no Aplicativo

O aplicativo oficial do Enem 2016, que pode ser baixado para Android, iOS e Windows Phone aqui, também traz o resultado do exame. Basta fazer o login com o CPF e senha e depois tocar nas opções “Espaço do participante” e resultado.

 
OBS: No momento de publicação deste artigo, por volta das 13h, a página do participante no site do Inep apresentava lentidão e instabilidades devido ao grande contingente de acessos simultâneos, enquanto o app oficial ainda não tinha disponibilizado o resultado do Enem. Recomendamos aos candidatos que tiverem dificuldade no acesso que retornem mais tarde a estes canais.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




10 Comentários

JP

Vale lembrar que até a manhã do dia 19/01, as notas dos examinandos da reaplicação não foram divulgadas (fato que gera constrangimento desnecessário)!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *