Inep convoca pesquisas em metodologia de correção

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no inicio dessa semana, no Diário Oficial da União, uma Chamada Pública para convocar as instituições de ensino a relizar pesquisas em avaliação educacional e psicometria (processos e métodos de medida utilizados nos estudos psicológicos), relacionados a exames como o Enem, o Enade e a Prova Brasil.

O objetivo do edital 05/2012, mais uma ação estruturante do Inep com vistas ao aperfeiçoamento das políticas públicas na educação, é subsidiar diagnósticos mais precisos e induzir mudanças nas práticas de gestão e ensino, por meio de melhorias nos sistemas de avaliação escolar.

Conforme o edital, o Inep busca “a colaboração de profissionais de notório saber”, vinculados a centros de pesquisa e universidades, a fim de desenvolver estudos específicos sobre métodos e técnicas de correção de textos e questões discursivas, em testes educacionais em larga-escala.

Os projetos de pesquisa deverão se enquadrar em um dos dois eixos temáticos:

1) metodologias e técnicas de avaliação de competências de escrita em língua portuguesa;

2) evidências de validade psicométrica e educacional dos testes e avaliações desenvolvidos pelo Inep.

O valor total do edital é de R$ 2 milhões. A transferência de recursos será feita por meio de convênio ou termo de cooperação entre o Inep e as instituições que apresentarem propostas.

No endereço www.convenios.gov.br , onde encontra-se também o edital, deverão ser feitas as inscrições dos projetos, no período de 60 dias. As propostas são para execução em 24 meses, contados a partir da data da primeira liberação de recursos.

Como o Inep é responsável pelas maiores avaliações do país, principalmente tratando-se do Enem,  nada mais interessante financiar pesquisas e estudos sobre a eficiência de suas provas. Certamente tais apurações permitirão futuras melhorias.

Ponto positivo para o Inep!

 

Veja também:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *