IFB Abre Inscrições Para Ocupação de Vagas em Cursos Técnicos

Os interessados em ingressar no Instituto Federal de Brasília já podem se inscrever para a seleção do IFB para a ocupação de 1,4 mil vagas em 27 opções de cursos técnicos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

As inscrições tiveram início nesta terça-feira (17 de abril) e seguem até a data limite de 8 de maio, com encerramento pontualmente às 18h. Os interessados devem providenciar a inscrição online na página de processos seletivos do instituto brasiliense (processoseletivo.ifb.edu.br), sendo que não há cobrança de taxa. Vale lembrar que, do total de vagas, cerca de 60% está reservada para cotistas e que a escolha da modalidade de concorrência deve ser realizada no ato da inscrição.

Os cursos técnicos oferecidos dividem-se em três modalidades distintas: integrada, concomitante e subsequente. Confira a descrição e público algo de cada uma delas.

  • Integrada – curso técnico aliado ao ensino médio, destinado a alunos maiores de 18 anos que não realizaram esta etapa escolar – Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
  • Concomitante – diferentemente da integrada, nesta opção o candidato realiza o curso técnico no IFB ao mesmo tempo em que cursa o ensino médio em outra instituição, pública ou privada;
  • Subsequente – caso dos candidatos que já possuem diploma ou certificado de conclusão do ensino médio e estão interessados apenas na qualificação técnica oferecida pelo curso.

Conforme as regras do processo, a seleção será feita por meio de sorteio eletrônico público, cujo resultado com a lista dos nomes dos classificados deve ser divulgado até o final da primeira quinzena de julho, uma vez que as aulas iniciam no dia 26 deste mesmo mês.

Por tratar-se de uma seleção exclusiva para cursos técnicos, portanto que não exige formação no ensino médio, as notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – não são aceitas.

A consulta ao quadro com a distribuição de vagas por curso, campus e turno, bem como outras informações, pode ser feita neste informativo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *