História Geral no Enem – Compreenda a Crise de 1929

Um assunto muito cobrado nos vestibulares é a Crise de 1929, também chamada de A Grande Depressão, que começou nos Estados Unidos e repercutiu pelo mundo inteiro. Ela causou grande impacto nas economias, inclusive no Brasil, onde a exportação cafeeira foi seriamente prejudicada. Hoje o infoEnem irá abordar este tema da área de Ciências Humanas, explorando suas causas e consequências.

No início do século XX, os Estados Unidos eram o exemplo no assunto consumismo, fazendo com que nações tivessem sua balança comercial atreladas ao país, tanto em comércio, quanto em empréstimos, incentivado o american way of life. Ao mesmo tempo, havia alta especulação financeira, ou seja, a população começava a investir seu dinheiro na compra de ações, porque existia uma esperança em lucrar nas empresas e negócios que iam muito bem no período.

Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial, no perídio entre os anos 1918 a 1928, o ritmo de vendas e de produção diminuiu, pois em tempos de paz, o consumo ficou mais baixo que no período de guerra. Assim, o lucro das empresas foi diminuindo, causando uma grave recessão no país, seguida por alto índice de desemprego. A população, achando que os lucros com as ações melhorariam em breve, começaram a fazer dívidas, ao mesmo tempo em que as nações do restante do mundo deixavam de comprar os produtos dos EUA por estarem se reestruturando internamente.

Logo, as empresas norte-americanas ficaram com muitos produtos em estoque, entrando em crise. E essas mesmas empresas tinham ações na bolsa.

Assim, no dia 24 de outubro de 1929, 16 milhões de títulos foram colocados à venda, sem que aparecesse nenhum comprador. Isso ocasionou o crash da bolsa de valores de Nova Iorque. Investidores milionários perderam toda a sua fortuna, alguns se suicidaram, trabalhadores perderam seus empregos, nações foram afetadas como um efeito dominó. O Brasil foi afetado na economia cafeeira, pois os EUA eram grandes compradores de café e com a crise, esse comércio diminuiu de maneira drástica.

Para a solução do problema, o recém eleito presidente Roosevelt estruturou a política do New Deal de intervenção do Estado na Economia. Mas isso já é assunto para outro artigo.

Até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *